<
logo RCN
TJSC

Homicídios praticados contra mulheres serão julgados em Blumenau e Campo Belo do Sul

Veja na agenda de júris os principais casos em pauta nas comarcas catarinenses

O Judiciário catarinense terá uma agenda de júris populares movimentada na próxima semana, com casos de homicídios, tentativas de homicídio e feminicídios em pauta.

Os julgamentos, que reforçam o direito à participação popular na Justiça, estão previstos para ocorrer em diversas comarcas de todas as regiões do Estado, entre os dias 27 e 31 de janeiro.

Entre eles, dois têm motivo semelhante. São processos nos quais os réus são homens que não aceitaram a vontade das companheiras de quererem se separar e tiraram a vida delas. Casos que ocorreram no Alto Vale do Itajaí e na Serra Catarinense.

27 de janeiro – Na comarca de Joinville a semana começa com julgamento de uma tentativa de homicídio, ocorrida no bairro Jardim Paraíso, em 24 de novembro de 2022. De acordo com a denúncia, a ré teria desferido golpes de faca nas costas da vítima, na oficina mecânica do homem que conseguiu fugir. Ao sair do estabelecimento teria sido atingido no pescoço e tórax, também com golpes de arma branca desferidos, dessa vez, pelo réu. A vítima conseguiu guarida na casa de um vizinho que chamou a polícia.

28 de janeiro- Dois homens serão levados a julgamento popular na comarca de Urussanga acusados de terem cometido um homicídio duplamente qualificado, uma tentativa de homicídio duplamente qualificada e corrupção de menores. Em julho de 2023, um homem foi morto com sete disparos, sendo cinco na cabeça, porque há cerca de um mês do crime a vítima supostamente teria pedido aos dois réus que parassem de comercializar drogas na sua rua e na de trás da casa por haver crianças no local. Na noite dos fatos, conforme consta nos autos, um deles teria aguardado a chegada da vítima em frente à residência, enquanto o outro teria ficado escondido ao lado do imóvel. Ao descer do veículo, no qual estavam a esposa e o filho de quatro anos, um dos acusados teria sacado a arma, a vítima tentado fugir, mas foi supostamente alvejada pelos dois réus. Com o objetivo de atingir a primeira vítima, e por erro na execução, um outro homem acabou sendo atingido. Eles teriam fugido do local com a ajuda de uma terceira pessoa. Ainda, teriam persuadido um adolescente a ir à delegacia confessar a autoria do crime. O processo tramita em segredo de justiça.

28 de janeiro – O júri que acontecerá no fórum de Joinville tratará de uma tentativa de homicídio. Consta nos autos que em 5 de novembro de 2023 o réu teria atacado o homem com quem morava. Houve luta corporal no quarto e a vítima correu para fora da casa, mas foi alcançado pelo acusado que teria desferido diversos golpes de faca no homem. Populares contiveram o suposto agressor. A vítima foi socorrida e, apesar dos ferimentos graves - no pulmão, intestino, fígado, tórax e abdômen -, conseguiu se recuperar. Os dois haviam passado a noite em uma festa consumindo bebida alcoólica.

29 de janeiro – Na primeira sessão do Tribunal do Júri da comarca de Blumenau, um homem será julgado por homicídio qualificado, por motivo torpe, uso de recurso que dificultou a defesa da vítima e feminicídio, além de vias de fato. De acordo com a denúncia apresentada pelo Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), o crime ocorreu em abril de 2024, no bairro Salto. O acusado teria tirado a vida de sua companheira desferindo golpes de faca. Conforme a acusação, o feminicídio teria sido motivado pelo fato de a vítima ter manifestado sua intenção de se separar. No dia do crime, o réu teria pegado uma faca e se trancado em um quarto com a vítima, onde a golpeou duas vezes, atingindo o tórax e o pescoço. Antes de se trancar, ele também teria agredido fisicamente sua sogra, desferindo socos para impedi-la de intervir. O processo tramita sob sigilo na 1ª Vara Criminal da comarca de Blumenau.

29 de janeiro – O Conselho de Sentença da comarca de Otacílio Costa julgará um homem acusado de homicídio qualificado pelo motivo torpe e recurso que dificultou a defesa da vítima. Conforme a denúncia, em 22 de maio de 2024, por volta das 22h49, o réu teria desferido diversos e sucessivos golpes com um pedaço de madeira em um homem. O acusado teria recebido a vítima em sua casa para vender entorpecentes. Por motivo desconhecido, o réu supostamente optou por fazer a venda e teria passado a dar pauladas com a intenção de matar. Havia outras duas pessoas no local.

29 de janeiro – Mais uma tentativa de homicídio irá a julgamento na comarca de Joinville. Dessa vez, dois homens são acusados de atirar contra a vítima que estava empinando pipa na rua. Segundo a acusação, os réus teriam chegado de bicicleta e quem estava na garupa teria efetuado os disparos. O motivo seria um boato de que a vítima teria emprestado uma motocicleta para integrantes de uma facção rival àquela a qual pertencem os acusados.

30 de janeiro - Um homem será julgado na comarca de Campo Belo do Sul sob a acusação de ter matado a companheira com três tiros, sendo dois nas costas, de acordo com a denúncia. O crime ocorreu no dia 30 de setembro de 2023, na presença do filho do casal, na residência onde viviam. O homem teria sido motivado pelo inconformismo com o desejo da vítima de romper o relacionamento. A criança foi quem acionou a polícia após ser deixada sozinha com a vítima alinda agonizando. O homicídio é qualificado motivo torpe, recurso que dificultou a defesa da vítima e feminicídio. Processo em segredo de justiça.

30 de janeiro – Outra tentativa de homicídio estará em debate na comarca de Joinville. O crime aconteceu em 24 de agosto de 2023, no bairro Paranaguamirim. A denúncia aponta que o acusado teria invadido a casa da vítima e, após discussão e luta corporal, teria desferido diversos golpes de faca no homem. O réu só parou porque a mãe da vítima se colocou na frente do filho. O acusado fugiu, mas foi preso logo em seguida, em sua residência. O motivo da agressão seria o inconformismo do réu com o fim do relacionamento, cuja ex-namorada estava se relacionando com a vítima.

31 de janeiro – A comarca de Pinhalzinho inicia a pauta de júris de 2024 com um caso de tentativa de homicídio, registrada em 30 de dezembro de 2013. Consta na denúncia que o réu teria efetuado três disparos de arma de fogo contra a vítima cuja motocicleta colidiu com um caminhão estacionado em estabelecimento vigiado pelo acusado, em Saudades. O homem teve ferimentos na mão esquerda, perda direita e abdômen.

Homicídios praticados contra mulheres serão julgados em Blumenau e Campo Belo do Sul Anterior

Homicídios praticados contra mulheres serão julgados em Blumenau e Campo Belo do Sul

Operação tapa-buracos será permanente Próximo

Operação tapa-buracos será permanente

Deixe seu comentário