<
logo RCN
SOUC

Hoje tem celebração Ecumênica pela Semana de Oração pela Unidade Cristã

A Semana de Oração é promovida mundialmente pelo Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos e pelo Conselho Mundial de Igrejas

A comunidade cristã da Serra Catarinense estará reunida neste sábado, para mais uma ação da Semana de Oração pela Unidade Cristã (Souc), em celebração a ser realizada na Igreja São José, no bairro São Cristóvão, em Lages, às 19h30.

A Semana de Oração é promovida mundialmente pelo Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos e pelo Conselho Mundial de Igrejas. No Brasil, o Conselho Nacional das Igrejas Cristãs (CONIC) organiza as iniciativas para a celebração da Semana. “É uma iniciativa importante para as Igrejas Cristãs, católica e evangélica”, diz o pároco da Paroquial de Nossa Senhora da Graças, padre Vitor Hugo Mendes.

Neste ano, o tema da SOUC, “Aprendei a fazer o bem, procurai a justiça” (Is 1, 17), foi escolhido e preparado por um grupo ecumênico dos Estados Unidos da América, a convite do Conselho de Igrejas de Minnesota. Minnesota caracteriza-se, historicamente, pela profunda disparidade racial. Entre as inúmeras violências racistas, destaca-se a ocorrida no dia 26 de dezembro de 1862, quando 38 pessoas da etnia indígena Dakota foram enforcadas em Mankato. As execuções ocorreram no contexto da guerra travada entre os Estados Unidos e o povo Dakota. No momento da execução, as 38 pessoas cantaram o hino Wakantanka taku nitawa (Muitos e Grandes).

A brutalidade do massacre contra o povo Dakota não contribuiu para que, ao longo dos anos, fossem assumidos compromissos para o enfrentamento ao racismo. Ao contrário, outras histórias tão cruéis como a ocorrida em 1862 aconteceram. A mais recente, que repercutiu globalmente, foi o assassinato de George Floyd, em março de 2020, no contexto da covid-19. O crime foi cometido pelo policial de Minneapolis, Derek Chauvin. Este crime, perpetrado por um agente a serviço do Estado, mobilizou a população afro-americana, que denunciou os inúmeros crimes racistas que ocorrem diariamente no país. Esta onda de mobilização e denúncia ficou conhecida como “Vidas negras importam” e contribuiu para a amplificação das denúncias de crimes racistas que ocorrem diariamente em diferentes países, incluindo no Brasil. A seguir, confira e baixe (download) todos os subsídios.

Fonte: Site CNBB


Casa Colibri promove Feira de Cobertores Artesanais Anterior

Casa Colibri promove Feira de Cobertores Artesanais

Lançamento do 3º Prêmio ACI OCESC terá bate-papo com jornalistas da Revista Piauí e TV Record Próximo

Lançamento do 3º Prêmio ACI OCESC terá bate-papo com jornalistas da Revista Piauí e TV Record

Deixe seu comentário