<
logo RCN
12 de Maio

Hoje é o Dia do Trabalhador da Saúde

  • Canva

Sem a presença do trabalhador da Saúde, hospitais, clínicas e UPAs não passariam de prédios inertes, sem função. Esses profissionais representam a alma dos estabelecimentos. Médicos, enfermeiros, auxiliares e atendentes são os responsáveis por cuidar da vida de todos. Muito mais do que a saúde dos pacientes, são responsáveis por todo carinho e atenção que o ser humano precisa. O dia 12 de maio é reservado em homenagem a esses trabalhadores. 

Nesta data era comemorado o Dia da Enfermagem, uma homenagem a Florence Nightingale, profissional inglesa considerada a idealizadora da enfermagem moderna e fundadora da primeira Escola de Enfermagem. Devido ao crescimento de hospitais e áreas da saúde, o dia foi modificado para os profissionais que podem ser: médicos, enfermeiros, biólogos, nutricionistas, fisioterapeutas, assistentes sociais, fonoaudiólogos, dentistas, terapeutas ocupacionais, psicólogos, biomédicos, farmacêuticos entre outros.

No Brasil, segundo levantamento do Conselho Federal de Medicina, com data de 9 de março de 2021, haviam 6.649.307 trabalhadores na área. 

Os dados são da época da pandemia, quando em função da necessidade Governo Federal, Estados e prefeituras ampliaram a contratação. Foi nesta época também que esses profissionais foram mais valorizados no mundo todo. Eles estavam na linha de frente do combate ao Coronavírus. 

Na mesma época, dados do Ministério da Saúde apontavam a morte de 551 médicos e 646 enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, ou seja: uma morte a cada sete horas e meia. Apesar dos números catastróficos, o Conselho Federal de Medicina e do Cofen avaliaram que poderiam ser ainda maiores. 

Fato é que a pandemia escancarou a necessidade de formação e valorização desses profissionais, situação que nem sempre ocorre. Sindicatos ligados ao setor alertam para a falta de atenção e desvalorização desses profissionais, principalmente após o arrefecimento dos casos de Covid. Uma das situações é o piso da enfermagem, que foi aprovado e se tornou Lei ainda durante o governo Bolsonaro, mas que até agora não possui uma fonte de receita que garanta o seu pagamento em todo o Brasil. 


Estado indenizará família por falta de atendimento a bebê com lesão após parto Anterior

Estado indenizará família por falta de atendimento a bebê com lesão após parto

Você conhece o papagaio-charão? Próximo

Você conhece o papagaio-charão?

Deixe seu comentário