<
logo RCN
Lages

Entidades opinaram no projeto da Praça Sensorial

  • Ary Barbosa/PML

A obra é anexa à Apae, na quadra entre os dois blocos de prédios da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae)

Até o final deste ano, Lages deve inaugurar a primeira praça sensorial de Santa Catarina. Em construção ao lado do prédio da Apae, a estrutura contou com sugestões de várias entidades que representam as pessoas com necessidades especiais. É o que informa o vereador Bruno Hartmann, que idealizou o projeto na cidade e viabilizou os recursos federais. 

“Conheci o modelo em outra cidade e, até onde eu sei, foi a primeira vez que um vereador de Lages reuniu entidades como a Apae, Apas, Adevips e outras para discutir um projeto. Ninguém melhor que eles para conhecer as necessidades.”

Ele comenta que a cidade não atende de forma ampla as necessidades dessas pessoas e a praça vai oferecer mais qualidade de vida para elas.  

Depois que discutiu o projeto, Bruno buscou apoio do deputado Fábio Schiochet, que liberou emenda parlamentar de R$ 500 mil para a obra.

“A prefeitura demorou um pouco para licitar a obra, os materiais subiram de preço e o município teve que complementar o valor.”

Bruno acompanha as obras e informa que já foi procurado por diversos municípios. Enviou cópia do projeto para vários, mas não sabe se algum já executou. Fato é que Lages será a primeira cidade de Santa Catarina a oferecer uma praça sensorial. 

O local é destinado para todos os públicos, mas de forma especial às pessoas com deficiência intelectual, física, auditiva, visual e com transtorno do espectro autista. Sobretudo, os amparados por entidades, como os alunos da Apae. 

A obra, realizada pela Construtora Evoluta Ltda, é anexo à Apae, na Rua Joaçaba, Centro, na quadra entre os dois blocos de prédios da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) e as ruas Mário Lucena e Moisés Furtado. Até então,

o local consistia em uma rua de passagem de veículos e pedestres, contudo, passou por desafetação por volta de 2008, e agora abrigará a praça.


O que o local vai oferecer

Serão 1.143,25 metros quadrados e a construção, incluindo passeios públicos, canteiro com

floreiras, cobertura em policarbonato; pergolado de madeira; parque com brinquedos adaptados para as necessidades de pessoas com deficiência  (PCDs) - escorregador, gira-gira e balanço para cadeirante, multi exercitador com seis funções, rotação vertical duplo, cavalgada tripla, alongador com três alturas, pressão de pernas triplo, parede de escalada, parede sensorial (texturas), pista de caminhada, e placa orientativa, Academia da Terceira Idade, horta e chafariz.

Com informações da Prefeitura de Lages


Dois homens são procurados por assalto à mão armada em shopping de Lages Anterior

Dois homens são procurados por assalto à mão armada em shopping de Lages

Dia do médico veterinário Próximo

Dia do médico veterinário

Deixe seu comentário