<
logo RCN
Previsão

Clima severo na Serra Catarinense

Depois de dias chuvosos que provocaram inundações em Lages e transtornos em vários pontos da Serra Catarinense, a região, a exemplo do estado, enfrentou ventos fortes causados por um ciclone extratropical. Mas, segundo a Epagri, a previsão também é de clima severo para os próximos dias. Não estava descartada a possibilidade de neve ou chuva congelada para a madrugada de sexta-feira (14). O sábado será de muito frio e tempo seco, mas no domingo volta a nublar com possibilidade de chuva fraca. 

“A chegada do ar polar e a umidade, associada a um ciclone extratropical afastando-se para alto mar, favorece uma pequena janela para ocorrência de chuva congelada e neve nas áreas altas da Serra Catarinense, entre a noite de quinta (13/07) e a madrugada de sexta-feira (14/07).” Esse foi o informe publicado no site da Epagri. 

A massa de ar polar derruba as temperaturas a partir de hoje, mas também deixa o clima mais seco. A sexta-feira e, principalmente o sábado, deve ser de sol, mas com mínimas próximas de zero grau na Serra Catarinense. Não está descartada a possibilidade de geada nos pontos mais altos. 

O domingo permanece com muito frio, mas à tarde o sol deve dar lugar às nuvens. É o prenúncio de uma nova frente fria que trará mais chuva para todo o estado na segunda-feira. Mas, não deve ser de grande intensidade, a exemplo da última que causou transtornos em todo o estado. 


Defesa Civil registra 100.8mm de chuvas em 72 horas

Iran Moraes/PML

O acumulado de chuvas, no período de 72 horas, registrado pela Defesa Civil de Lages, desde segunda-feira (10), até as 14h de quarta-feira (12), foi de 100.8 milímetros. Essa quantidade representa mais da metade da chuva prevista para todo o mês. Já o nível das águas do Rio Carahá, no final da manhã de quarta, atingiu 4,22 metros, pouco abaixo do nível máximo de 4,70mm.

Pela manhã de quarta-feira, o rio Carahá transbordou em determinados pontos, porém à tarde voltou a baixar. Houve alagamentos em determinadas áreas e ruas de alguns bairros, a exemplo do Habitação, Gethal, Centro e Sagrado Coração de Jesus.

Com as chuvas praticamente ininterruptas nesta manhã de quarta-feira, em três pontos específicos dos rios Carahá e Passo Fundo, por exemplo, as águas saíram da caixa (calha) do rio, alagando as pistas da avenida Belizário Ramos. Em frente ao Fórum Nereu Ramos; próximo à ponte da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), e no ponto da foz do rio Passo Fundo com o rio Carahá, no início da rua Humberto de Campos. Já na ponte de acesso ao bairro Caça e Tiro, onde a Defesa Civil instalou uma régua pluviométrica, as águas do rio Carahá atingiram a marca de 4,20 centímetros na manhã desta quarta-feira, ou seja, faltando 50 centímetros para a atingir a marca de 4,70 centímetros, quando o rio transborda sobre essa ponte.

Nas redes sociais, foram publicados vídeos e fotos de veículos transitando na Avenida Carahá que estava coberta por uma camada fina de água. Em vários pontos a avenida foi interditada pela Defesa Civil. Nas proximidades do Fórum, a interdição foi mantida até o final da tarde de quarta-feira, quando equipes da prefeitura retiraram o barro depositado sobre o asfalto. 

Em caso de ocorrências que necessitem de intervenção da Defesa Civil, os telefones de contato é 199 (emergência) e 98406-4037 (plantão 24Horas).

 


Lages: enchentes, inundações e alagamentos Anterior

Lages: enchentes, inundações e alagamentos

Marcius sugere solução para aquecer escolas da Serra Próximo

Marcius sugere solução para aquecer escolas da Serra

Deixe seu comentário