logo RCN
Educação

Tilápia faz parte da merenda escolar em Lages

  • Adecir Morais / PML

O peixe é um alimento importante e saudável para uma dieta equilibrada e para a atuação nos processos cognitivos relacionados ao aprendizado

A merenda escolar, oferecida nas unidades municipais de ensino de Lages, está mais diversificada e nutritiva. A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Educação, está realizando a introdução gradativa de filé de tilápia no cardápio escolar.  

De acordo com o coordenador do Setor de Alimentação Escolar do Município, Daniel Tadeu Francisco, a introdução do peixe na merenda escolar tem por objetivo aprimorar a dieta das crianças e estudantes matriculados no Sistema Público Municipal de Educação.

Em outubro do ano passado, todos os profissionais da alimentação escolar, incluindo as cozinheiras, passaram por capacitação sobre como armazenar e preparar o pescado de forma correta e saborosa. 

O peixe, apesar de não ser consumido com frequência pela população serrana, é um alimento importante e saudável para uma dieta equilibrada  e para a atuação nos processos cognitivos relacionados ao aprendizado, visto que além de muito nutritivo e saboroso, é fonte de vitamina D ferro, zinco, vitaminas do complexo B e proteínas, que contribuem para na construção dos músculos e no crescimento.

Por possuir ômega 3, umas das principais “gorduras do bem”, esse tipo de alimento ainda pode ajudar no equilíbrio do colesterol e evitar diversas inflamações do corpo.

A alimentação balanceada é essencial para a saúde e para o bom funcionamento do corpo, e isso vale para todas as idades, principalmente quando se fala do público em fase de crescimento.

“Um dos princípios de uma alimentação saudável e adequada, sem dúvidas, é a variedade de alimentos ofertada nas refeições. Pensando nisso, o peixe torna-se um grande aliado como opção proteica que os estudantes podem consumir, já que muitos deles ou não têm o hábito ou não têm acesso ao consumo em casa”, comentou Daniel.

Na Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Professora Belizária Rodrigues, no Bairro Maria Luiza, que atende cerca de 280 estudantes, a novidade no cardápio da merenda escolar teve uma boa aceitação. “Essa diversificação de carnes na alimentação escolar, proporcionando uma alimentação saudável e nutritiva, é muito importante para os nossos estudantes”, comentou a diretora Leizi Hineraske.

“É muito bom ter peixe em nossa merenda. Se tiver, vou comer todo o dia”, disse o estudante Vitor de Godoi Alves, de 13 anos, que aprovou o prato.

Academia pública inclusiva será construída ao lado do Jones Minosso Anterior

Academia pública inclusiva será construída ao lado do Jones Minosso

Previsão é de chuva intensa no litoral e moderado em parte da Serra Próximo

Previsão é de chuva intensa no litoral e moderado em parte da Serra

Deixe seu comentário