<
logo RCN
Energia elétrica

Alinhamentos sobre estrutura energética do município de Lages são discutidos entre prefeitura e Celesc

Companhia promoveu investimento recorde de R$ 2 bilhões em 2023 e 2024 para modernizar e expandir serviços em Santa Catarina

Um dos pilares do futuro de desenvolvimento promissor e da qualidade de vida da população de uma cidade passa pelo planejamento energético.

Em encontro na manhã desta segunda-feira (13 de janeiro) com especialistas das Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc) - gerente regional da Celesc Lages, Vanessa Salvati, e o gerente de Operação e Manutenção da Celesc Lages, Flávio Pereira, a prefeita Carmen Zanotto traçou tratativas a respeito de temas essenciais ao avanço de Lages.

Acompanharam a reunião, ainda, o secretário do Planejamento e Mobilidade Urbana, Malek Ráu Dabbous, e a diretora de Iluminação Pública (setor vinculado à Secretaria de Serviços Públicos e Meio Ambiente), Marielle Madruga dos Santos.

Delineados assuntos relacionados à iluminação pública do município: Ampliação e modernização do sistema e de equipamentos físicos; ampliação, em andamento, da Usina Hidrelétrica (UHE) Salto Caveiras; ocupação do cabeamento de telefonia e Internet, e a substituição das lâmpadas tradicionais por LED - Light-Emitting Diode - Diodo Emissor de Luz, nos postes de iluminação pública - sistema tecnológico, inovador e altamente econômico ao Poder Público, em processo de instalação nas principais avenidas e em ruas de bairros e loteamentos de Lages.

Ainda, na pauta da reunião, medidas e ações desenvolvidas pela Celesc acerca da poluição visual provocada por cabos extra energia.

Fiscalização de anormalidades

Soluções já implantadas pela Companhia desde dezembro de 2024 em exposição durante o encontro com a prefeita, a exemplo da existência e atividade de um veículo (caminhonete) e de uma equipe exclusiva à fiscalização de cabeamento de telecomunicações (telefonia e Internet), na detecção de casos problemáticos, como cabos excessivamente baixos ou irregulares.

Mutirão de limpeza de cabeamento

Para o primeiro semestre deste ano de 2025, a Celesc pretende colocar em prática uma segunda alternativa de seu plano. A previsão de ações conjuntas pontuais em ruas, consideradas preconizadas pela Celesc, em forma de um mutirão de limpeza de cabeamento. Trata-se de um serviço a ser executado periodicamente e que já é realidade em outros municípios do Estado de Santa Catarina.

Usina Salto Caveiras e estudo de capacidade

A chefe do Poder Executivo, prefeita Carmen Zanotto, solicitou à Celesc, a informação de áreas para desapropriação e voltadas à exploração turística no Salto Caveiras.

Por fim, a Celesc se disponibilizou a um eventual aumento do parque fabril para ajustes de sua infraestrutura ao fornecimento de energia, diante do questionamento da prefeita Carmen Zanotto pertinente à capacidade da Celesc em suprir a geração e o abastecimento de energia elétrica em situações de instalação de empreendimentos empresariais no município, com enfoque no desenvolvimento sustentável dos negócios.

A prefeitura fará um levantamento com estimativa de tipo de empresa, carga instalada e de pessoas, para então a Celesc providenciar um estudo.

“A Celesc é uma das mais importantes Companhias de serviços públicos do Estado de Santa Catarina, reconhecida pela excelência em seus atendimentos. A prefeitura está de portas abertas sempre que o diálogo pairar facilidades à vida dos moradores e empreendedores lageanos”, avalia a prefeita.

A expansão da rede trifásica e a criação de novas subestações e usinas fotovoltaicas, além da ampliação do corredor elétrico, foram ações fundamentais da Celesc para ampliar o fornecimento de energia e atender as crescentes demandas da população catarinense nos últimos dois anos.

“Esta proximidade com o Poder Executivo municipal de Lages em início de gestão é extremamente positiva. Todos temos a ganhar, sobretudo os habitantes da cidade”, pontua a gerente regional da Celesc Lages, Vanessa Salvati, enquanto o gerente de Operação e Manutenção da Celesc Lages, Flávio Pereira.

“Lages é o município com mais unidades consumidoras da nossa agência. Daí advém com maior força a importância das discussões e desta relação de parceria," conclui Pereira.

Estruturada como holding em 2006, a companhia possui duas subsidiárias integrais (Celesc Distribuição e Celesc Geração), e mantém participações em empresas afins do setor elétrico e da área de infraestrutura.

Fotos: Diogo Schimitz

 


Catedral Diocesana receberá tapume de madeira após desprendimento de parte da fachada Anterior

Catedral Diocesana receberá tapume de madeira após desprendimento de parte da fachada

Pedra da Catedral Diocesana se desprende e cai na rua Frei Gabriel Próximo

Pedra da Catedral Diocesana se desprende e cai na rua Frei Gabriel

Deixe seu comentário