logo RCN
Xadrez

Lageanos têm desafios nesta semana

  • Gustavo Kayser, nosso destaque em Floripa

A equipe Lages Xadrez Clube/FME disputa, entre os dias 22 e 24 de setembro, o Floripa Spring 2023. A competição acontece no Hotel Castelmar, em Florianópolis, nas categorias Sub 2400, 2000 e 1700 pontos no Ranking da FIDE – Federação Internacional de Xadrez, que disputam seis partidas, de quatro horas cada, valendo troféus, medalhas e pontos no ranking internacional.
De Lages, cinco enxadristas disputam a competição, com destaque para Gustavo Warmling Kayser, bolsista da FME-Lages e Campeão do Satélite Floripa Spring 2023, evento que classificava para o Floripa Spring 2023.

Gustavo é uma das revelações do xadrez Lageano dos últimos anos e o maior medalhista em Joguinhos Abertos, com seis medalhas em dois anos.

Além de Gustavo, os mestres Marco Cordeiro, Alfeu Junior Varela Bueno e o jovem sub 12 Gabriel Conte dos Santos representam a equipe Lages Xadrez Clube/FME. Marco, Alfeu e Gustavo integram a equipe dos Jogos Abertos e são bolsistas da FME-Lages.
Já no dia seguinte do Floripa Spring, segunda feira (25) , começa a 22ª edição da OLESC – OLIMPÍADA ESTUDANTIL DE SANTA CATARINA, também na Capital do Estado e que reúne as melhores equipes entre 10 e 15 anos, masculino e feminino. A equipe lageana é composta por enxadristas da base e formará com:


Masculino                                               Feminino
José Gustavo Salles (COC-Lages)         Alice Pavão (Colégio Trilingue)
Miguel Batalha Ferro (COC-Lages)        Raissa Kieski (Colégio Militar
Manoel Pereira (COC-Lages)                 Any Sophia da Silva (Maria Quitéria)
Lucas Buss Coutinho (Sigma)                Erica Aguida Silva (COC-Lages)
Pedro Madeira Bolzan (COC-Lages)      Maria Luiza de Oliveira (COC-Lages)
Cristian Emanuel (Olinkraft)                    Lavígnia Bitencourt (COC-Lages)

Segundo o técnico de Lages, professor Marco Cordeiro, "a equipe está muito focada, treinando intensamente, participando de competições e com muita vontade de vencer. Temos um grupo comprometido, forte, com espírito vencedor e que dará o máximo para trazer o maior número de medalhas para Lages.” Marco esteve em todas as edições da OLESC como técnico de Lages.

Para Roberta Batalha, mãe de Miguel Batalha, ver o filho selecionado entre os melhores de Lages é um misto de alegria e responsabilidade. “O professor Marco tinha pelo menos 20 meninos que poderiam estar na OLESC, então, escolher o Miguel nos deixa muito felizes, mas também cientes do que vem pela frente”, destaca Roberta, confiante no potencial do filho, que em 2023 disputou mais de 20 competições.

"A equipe lageana embarca dia 22 para o Floripa Spring e dia 24 para a OLESC, levando na bagagem a torcida de todos que simpatizam com o xadrez de Lages, que há 30 anos divulga a cidade pelo estado, país e fora dele, tendo ensinado mais de 10 mil pessoas a jogar xadrez na cidade", diz Marco Cordeiro.


Carmen Zanotto destina mais de  R$ 400 mil  para o esporte de Lages Anterior

Carmen Zanotto destina mais de R$ 400 mil para o esporte de Lages

Serra garante no pódio na Uphill Marathon Serra do Rio do Rastro Próximo

Serra garante no pódio na Uphill Marathon Serra do Rio do Rastro

Deixe seu comentário