Confira os serviços públicos municipais que funcionarão durante o recesso de final de ano |
Doze anos após publicar a história do Inter de Lages, Mauricio Neves de Jesus assina trilogia com a trajetória do Flamengo
O Museu do Flamengo, na sede do clube carioca, na Lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio de Janeiro, foi palco de um ato envolvendo um escritor lageano, na noite de 6 de dezembro. Mauricio Neves de Jesus lançou a obra “Me Arrebata – Epopeias Rubro-Negras”, que conta a história do Clube de Regatas do Flamengo em quadrinhos pintados em aquarela.
O lançamento contou com a presença do escritor Ruy Castro, que assina a quarta capa do primeiro dos três volumes da trilogia, e do ex-jogador Junior, atualmente comentarista da Rede Globo, atleta que mais vezes vestiu a camisa rubro-negra – 872 vezes.
“Foram quase vinte anos de pesquisa e roteiro, e mais cinco até finalmente publicar, o que se deu após eu ter encontrado um ilustrador que entendeu o projeto e uma editora que comprou a ideia”, explica Mauricio.
A grandeza da obra é atestada por Ruy Castro, um dos mais célebres escritores brasileiros: “O que Mauricio fez é um milagre, contar a história do Flamengo de um modo que a gente se sente parte de toda ela. Trata-se de uma obra de referência”, afirma Ruy Castro, membro Academia Brasileira de Letras.
Junior, um símbolo do Flamengo, engrossa o coro: “Não tenho dúvidas que é o melhor livro sobre a história do Flamengo, e eu me emocionei a cada página”.
O processo de realização de Me Arrebata foi lento, artesanal e meticuloso. Primeiro, Mauricio transformou a pesquisa em roteiro. Depois, acontecia a discussão com o ilustrador Renato Dalmaso, que fazia um rascunho no lápis.
Após a aprovação final da página por Mauricio, o ilustrador partia para arte final no pincel, quadrinho por quadrinho, sem computação gráfica.
“Cada página é uma obra de arte, única, emocionante e definitiva”, avalia Marco Piovan, da editora Onze Cultural, que editou e publicou a obra.
Nos dias seguintes ao lançamento, Mauricio levou a obra a pessoas fundamentais para que ela pudesse se tornar realidade: jogadores e ex-jogadores do clube.
No sábado, 7 de dezembro, foi recebido no Centro de Treinamento do Flamengo pelo treinador Filipe Luís e por alguns jogadores, como Gabigol e Bruno Henrique. E no domingo, dia 8, Evaristo de Macedo, 91 anos, o mais longevo dentre os ídolos do Flamengo, recebeu Mauricio em sua residência, e aprovou o livro.
“Costumo dizer que a gente passa e o Flamengo fica, mas com isso que o Mauricio fez, a gente se eterniza também. Me emociono ao me ver defendendo o clube, com meus companheiros, de quem sinto tanta saudade. Vou ler e reler enquanto estiver vivo”, disse o decano atleta.
A obra “Me Arrebata – Epopeias Rubro-Negras” pode ser adquirida em portais como Amazon e Mercado Livre. Em Lages, na banca de revistas que fica no Supermercado Angeloni, estão sendo comercializados os volumes 1 e 2, além de outros livros de Mauricio.
Sobre futuras obras, o escritor deixa uma questão no ar: “Sempre estou pesquisando e escrevendo, e acho que as Leoas da Serra já merecem um livro com a sua história”.
Deixe seu comentário