logo RCN

Equipe Atletismo Lages embarca para prova Volta à Ilha

O que pode haver em comum entre um bombeiro militar e um médico? Aparentemente, nada. Mas no caso da Equipe Atletismo Lages, o foco dessa dupla de corredores de rua é a prova da Volta à Ilha, que acontece no sábado (9), marcando a 25ª edição, com percurso de 140 quilômetros.

Lages estará representada pela primeira vez, com possibilidade de surpreender e conquistar um degrau no pódio. Há mais de seis meses, Alessandro Schwinden, 43 anos; e Rafael Pereira Donde, 38 anos; se preparam para superar os desafios dessa competição.

Reconhecida como a maior corrida de revezamento por equipe em extensão da América Latina, a Volta à Ilha terá, neste ano, atletas de todo país, que são classificados em várias categorias. 

Serão montados 18 postos de troca ao redor da ilha, e as equipes devem se deslocar de um posto a outro para fazer as trocas. As distâncias entre os postos de troca variam de 4 e 16 quilômetros, e os graus de dificuldade são classificados desde um nível fácil ao muito difícil.

Para compensar o cansaço e o desgaste, os atletas passarão por paisagens exuberantes, por estradas de terra, trilhas de mata atlântica, banana boat, montanhas, dunas e 20 lindas praias de Florianópolis. A prova é, no mínimo vibrante, desafiadora e exige estratégia e planejamento de cada membro da dupla.

 

Dedicação e Experiência

"Já estudamos cada etapa da prova e nos preparamos de acordo com os graus de dificuldade oferecidos. Agora, é vencer a ansiedade e dar tudo de si na corrida", comentou o bombeiro militar Rafael Donde, da Equipe Atletismo Lages. A dupla conta com apoio dos demais integrantes da Equipe Atletismo Lages, que estarão ombreando lado a lado em cada ponto, sendo no apoio logístico, hidratação, bem como no apoio moral aos corredores. Os representantes da Serra Catarinense viajam para a Capital no início da tarde de sexta-feira (8), com os olhos voltados a cada passada numa corrida que deve durar ao menos 15 horas.

A experiência poderá ser uma aliada da equipe lageana. Tendo como destaque da dupla, as participações em competições de atletismo. O médico Alessandro Schwinden já participou do Ironman Triathlon, na modalidade de longas distâncias, compreendendo cerca de 3,8km de natação, 180km de ciclismo e 42,195km de corrida. Ele deve participar, também, do Ironman de Florianópolis deste ano. Já o bombeiro militar Rafael Donde, disputou meias-maratonas (21km) e maratonas (42km), como destaque, foi vice-campeão da Ultramaratona (52km) no Desafrio em Urubici, com a participação de atletas de todo Brasil. 

Na quinta-feira (7), a equipe se reúne para conversar sobre as estratégias da Volta à Ilha. "Agora, é acompanhar e torcer para que Lages surpreenda os concorrentes nesta prova onde o que conta muito é o espírito de companheirismo e colaboração mútua do grupo que estará junto da dupla lageana", destaca o responsável pela equipe e técnico da dupla, é o também corredor Saulo Oliveira.

A Equipe Atletismo Lages, além de estar na disputa por meios próprios, contou com apoio de empresas privadas, como Santa Marta Gastro Pan, Labhos Laboratório, Ab Bike fitness, Supermercado Bastos, Guerra Urbana, Bianchini Veículos, Marka Sports, Suplement Store, Supermercado Raiam, Flex Academia, Tamis Moda Íntima e Drech Suplementos.

Campeonato Municipal de Vôlei valoriza a modalidade em São Joaquim Anterior

Campeonato Municipal de Vôlei valoriza a modalidade em São Joaquim

Gabriel é vice-campeão Sub 10 no Fecaj de xadrez Próximo

Gabriel é vice-campeão Sub 10 no Fecaj de xadrez

Deixe seu comentário