Moradores do Coral e CDL Lages aprovam projeto de revitalização da praça da Paróquia do Rosário |
Urubici: turismo ambiental e lazer
A BUSCA PELA SUSTENTABILIDADE
Urubici tem o merecido destaque na Serra Catarinense por sua gente hospitaleira, pela produção de hortifrutigranjeiros e por suas mais recentes atividades econômicas, o turismo, o lazer e o meio ambiente.
Localizada a uma latitude 28º00'54" sul e a uma longitude 49º35'30" oeste, estando a uma altitude de 918 metros. Sua população é estimada em 11.311 habitantes. Possui uma área de 1.019,1 km², a cidade é uma das mais frias do país e faz com que este fato seja um de seus maiores atrativos, além, é claro, da natureza e das belas paisagens.
TURISMO E MEIO AMBIENTE
Os pontos de turismo em destaque são, principalmente, o Morro da Igreja, uma elevação com aproximadamente 1.800 metros de altura, onde é possível ter uma visão panorâmica da Pedra Furada, uma formação rochosa que lembra o formato de uma janela.
As belas cascatas: Cascata do Avencal, com queda livre de 100 metros de altura em meio à floresta da Mata Atlântica e Cascata Véu de Noiva, onde de uma cachoeira despeja águas tranquilas sobre uma grande formação rochosa, lembrando um véu de noiva.
Tão bela quanto as demais atrações, a Serra do Corvo Branco, bastante inclinada e íngreme, é famosa por seus paredões de pedra gigantescos que parecem um verdadeiro portal natural.
TURISMO E LAZER
Diante de tão belas paisagens, a cidade se viu descoberta por milhares de turistas, principalmente, aos finais de semana e feriados, e rapidamente teve de absorver as novas demandas de lazer, gastronomia, hospedagem e serviços. Para tanto, novos restaurantes, pousadas, hotéis e serviços foram se instalando nas áreas urbanas e rurais e com isto atraindo a atenção de investidores e empreendedores, da própria cidade e também de outros locais, em busca da exploração econômica da nova atividade.
TURISMO E SUSTENTABILIDADE
O grande desafio, porém, desta nova realidade, é a de conciliar o desenvolvimento turístico, econômico e social aliado à sustentabilidade ambiental, marca que a consagrou e atraiu sua nova atividade turística.
Muitos pontos precisam ser readequados, revistos, repensados e planejados para o futuro sustentável da cidade. Pontos como saneamento básico, energia, infraestrutura, desmatamento, crescimento ordenado.
Para tanto, a importância de uma legislação moderna, com a participação da comunidade local e com definição de políticas públicas adequadas, é fundamental para a construção de uma nova realidade turística e ambiental.
PARCERIA AMBIENTAL
MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO
Deixe seu comentário