<
logo RCN

Turismo: Convenção Braztoa é apresentada à imprensa da Serra

  • A presidente da Amures, Fernanda Córdova; o secretário executivo, Walter Manfroi e, na tela, Marina Figueiredo, vice-presidente Braztoa

    Jenni Thomaz/Amures

Jornalistas, produtores de conteúdo, radialistas e representantes diversos de veículos de comunicação impressa, portais de notícias, blogs e redes sociais, acompanharam na tarde desta terça-feira (29), no auditório da Amures, a coletiva de imprensa sobre a convenção da Associação Brasileira das Operadoras de Turismo - Braztoa.

O evento, programado para acontecer de 8 a 11 de abril, na Serra Catarinense, concentrará programação nos municípios de Lages, São Joaquim, Bom Jardim da Serra, Urubici e Urupema. A preparação e execução da convenção da Braztoa está sob a responsabilidade da Amures e várias entidades parceiras.

Realizada de forma híbrida, a apresentação da programação à imprensa regional iniciou com um vídeo da edição da Braztoa 2020, realizada em Canela (RS). Depois houve uma manifestação por vídeo, do presidente Braztoa, Roberto Haro Nedelciu. Em seguida, falou Marina Figueiredo, integrante do grupo formado por vice-presidentes da Braztoa.

As manifestações foram no sentido de destacar a importância do evento para a Serra Catarinense e a repercussão que trata nos negócios e perspectivas de desenvolvimento do turismo. A Assessora de Turismo da Amures, Ana Vieira comentou sobre a programação e os preparativos do evento. O secretário executivo da Amures, Walter Manfroi comentou sobre os troféus Braztoa 2022, que serão destinados ao Prêmio Sustentabilidade e para alguns homenageados.

Já a presidente da Amures, prefeita de Palmeira Fernanda Córdova deu as boas-vindas à diretoria da Braztoa e comentou sobre os impactos na economia regional que trará o evento. "Essa convenção será um marco na promoção do turismo. E não ficará restrita aos municípios com estrutura mais avançada no receptivo turístico. Ela vai irradiar o despertar de novos investimentos em toda Serra Catarinense", destacou a prefeita.

Para o evento que inicia na sexta-feira da próxima semana, várias operadoras de turismo do Brasil já fizeram inscrições. A partir de agora, contagem regressiva para a Convenção Braztoa que acontece pela primeira vez em Santa Catarina.


Prefeituras custeiam realização do evento

Mauro Maciel

Responsável pela organização e execução do Braztoa na Serra Catarinense, a Amures buscou o apoio de vários parceiros, dentre eles pousadas, hotéis, restaurantes e vinícolas. Como até a última terça-feira o Governo do Estado não havia liberado a verba pleiteada, a presidente da entidade, prefeita Fernanda Córdova, articulou os recursos junto às demais prefeituras, garantindo assim a realização do evento. O recurso do estado ainda é aguardado.

As prefeituras de Lages e de São Joaquim absorveram 70% dos custos e as demais os 30% restantes. Não foi informado qual é o custo total. As despesas decorrem da hospedagem, alimentação e transporte dos integrantes do evento, que somam mais de cem pessoas, isso incluindo equipe de apoio e jornalistas especializados em turismo, que virão especialmente para divulgar as potencialidades da região.


Trabalho terá continuidade

Após a realização do Braztoa, serão definidos os próximos passos para integrar todos os municípios da Serra Catarinense às operadoras de turismo. "Apenas com três estados, a região Sul é a segunda nas vendas de viagens de lazer. Fica atrás apenas do Nordeste. A Serra Catarinense possui um grande potencial, mas esse potencial precisa ser transformado em experiências," explica Marina Figueiredo, vice-presidente do Braztoa.

Ela comentou que, atualmente, as operadoras de turismo trabalham com grande grupos de pessoas, famílias e até com casais. Desta forma, é fácil ajustar a venda de pacotes para municípios pequenos que não possuem grandes quantidades de leitos.

Ficou claro no evento que praticamente todos os municípios da Serra Catarinense já investem e faturam com o turismo, setor que será anabolizado com a divulgação desses potenciais por parte dos operadores que fazem parte da Braztoa.

Mercado Imobiliário Anterior

Mercado Imobiliário

Novo Código Ambiental Catarinense Próximo

Novo Código Ambiental Catarinense

Deixe seu comentário