Moradores do Coral e CDL Lages aprovam projeto de revitalização da praça da Paróquia do Rosário |
Secretaria do Desenvolvimento apoia adesão prática ao Programa Brasil Mais
Uma iniciativa do Governo Federal, o Programa Brasil Mais visa aumentar a produtividade e competitividade das empresas brasileiras, "com a promoção de melhorias rápidas, de baixo custo e alto impacto, oferecendo às micro, pequenas e médias empresas, soluções para melhorar a gestão, inovar processos e reduzir desperdícios". Com o Programa, as empresas têm acesso a informações sobre os serviços e atendimentos personalizados, ferramentas de autoavaliação e conteúdos auxiliadores na melhoria da gestão e da produtividade. A plataforma, que promete revolucionar as empresas aperfeiçoando suas capacidades gerenciais, tem o apoio da Prefeitura de Lages, por intermédio da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Turismo, órgão público que reafirma sua parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e o Ministério da Economia (ME) na experiência deste amparo aos empreendedores e investidores em Lages.
Atuação
O Brasil Mais possui dois eixos de atuação, dos quais, um direcionado para Melhores Práticas Produtivas e outro, a Melhores Práticas Gerenciais. Ele consiste no maior programa para aumento da produtividade brasileira baseado no desenvolvimento das capacidades gerenciais com referência nas melhores práticas mundiais, com o intuito de favorecer as empresas do Brasil em sua trajetória à transformação digital e Economia 4.0, voltada à gestão do desempenho, gestão de capital humano, gestão financeira, gestão de operações e vendas, gestão de produtos e transformação digital e gestão da produção.
Todas as etapas do Programa Brasil Mais são executadas de modo presencial ou online e gratuitamente.
Acompanhamento
Ao todo, são quatro meses de acompanhamento com até oito encontros com o propósito de alavancar a capacidade de produção das empresas e a concorrência leal, com mensuração de resultados como forma de acompanhar o desempenho da empresa. Haverá pelo menos um projeto/solução de melhoria em implantação ao fim do ciclo de quatro meses. A metodologia foi estada e validada ao longo de vários anos de desenvolvimento do Programa.
Serão promovidos encontros coletivos com o time de empresários participantes do ciclo e reservado suporte para o envolvimento em outros projetos/programas do Sebrae. "O Programa, gratuito, dispõe de benefícios a microempresas (MEs) e Empresas de Pequeno Porte (EPPs). O enfoque está em identificar soluções para as principais necessidades da empresa e acompanhar sua validação e implantação. As inscrições do ciclo 4 são limitadas e já estão abertas. O Município está ao lado de decisões estimulantes à eficiência dos negócios", alerta o secretário do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Álvaro Mondadori (Joinha).
O Brasil Mais está coordenado pelo Ministério da Economia (ME) junto à Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).
Hub - 120 mil atendimentos até dezembro do ano que vem
O Brasil Mais, pretendendo a transformação digital, incorporou os resultados positivos do Programa Brasil Mais Produtivo e expandiu o seu alcance e abrangência, pela experiência, estrutura e capilaridade dos parceiros do Sistema S, Senai e Sebrae. "A meta é realizar até 120 mil atendimentos assistidos até dezembro de 2022. Esta expansão é parte de uma política mais ampla para promover a modernização do setor produtivo", observa a descrição oficial do Governo Federal.
Com o desenvolvimento das capacidades e práticas gerenciais, o Programa busca melhorar, nas empresas, as habilidades de percepção, pensamento crítico, capacidade de ordenamento, planejamento de curto e longo prazo, liderança, controle, capacidade de decisão, reorganização produtiva, adoção da cultura de instituir práticas de melhoria contínua e identificação de oportunidades de investimento pelo desenvolvimento das capacidades de gestão nas diversas áreas necessárias ao bom funcionamento de uma empresa, "como gestão do desempenho, indicadores, operações e vendas, qualidade, estratégica, produção, conhecimento, capital humano e digitalização".
Guia de Boas Práticas
Os parceiros do Programa Brasil Mais disponibilizam conteúdos para difusão do aperfeiçoamento contínuo das capacidades gerenciais.Vídeos, infográficos, e-books e outros materiais de orientação à implementação das melhores práticas de gestão e de produção, de maneira clara, direta e didática. Assim como o Guia de Boas Práticas desenvolvido pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) aos empreendimentos, relacionado à transição de seus sistemas de produção atuais para processos de produção mais alinhados à transformação digital da economia. O Guia apresenta ferramentas para a melhoria da linha de produção com a possibilidade de elaboração e exercício de soluções baseadas em e-business e preparadas para atuar com o e-commerce.
Deixe seu comentário