<
logo RCN
Reconhecimento

Produtor de mel de melato obtém Identificação Geográfica

Cinco produtores do mel de melato de municípios do Sul do Brasil já tiveram o reconhecimento de Identificação Geográfica (IG), e um sexto está com processo em andamento. Na Serra Catarinense são dois

José Alceu Perão, de Lages, é apicultor há 40 anos. Junto com a família produz mel em 19 áreas, sendo duas próprias e 17 arrendadas. Segundo ele, dependendo do clima, chega colher 15 toneladas por ano. Ao longo do tempo, sempre primou pela qualidade do produto. Buscar o reconhecimento no território nacional foi o primeiro passo. Assim, conquistou o Selo Arte, o que possibilitou à empresa dele, a São Braz, comercializar em todo o Brasil, uma vez que, cerca de 60% da produção nacional do mel de bracatinga se encontra na Serra Catarinense.

Porém, na tarde desta quarta-feira (24), o empresário apresentou outro selo, o da Indicação Geográfica (IG). Segundo ele, é o resultado de muitos anos de trabalho, e o esforço foi compensado. Assim, pôde finalmente apresentar à sociedade a grande conquista: o Selo Mel de Melato de Bracatinga, com denominação de origem, e na inscrição de número um.

O pedido de registro de Indicação Geográfica foi feito junto à Federação das Associações de Apicultores de Santa Catarina (Faasc). Para alcançar o objetivo, José Alceu obteve a parceria das federações de apicultores do Rio Grande do Sul (Fargs) e do Paraná (Fepa). Durante o processo, teve grande participação da Epagri, do Sebrae, do Ministério da Agricultura, da Cidasc e da Universidade Federal de Santa Catarina.

Concessão

A indicação geográfica do mel de melato da bracatinga do Planalto Sul Brasileiro, na categoria de Denominação de Origem, foi concedida pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) no dia 20 de julho. Com o registro, somente este território que abrange áreas de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná poderá denominar no mercado este produto como mel de melato da bracatinga do Planalto Sul brasileiro, protegendo o produto e garantindo mercado exclusivo para os apicultores desta região. A Denominação de Origem considera as características geográficas (naturais e humanas) da região e determina a singularidade e qualidade de um determinado produto.

Preocupação

Ao final do evento de apresentação do IG, o produtor José Alceu Perão fez um pedido. Ele ressaltou a preocupação com a pouca quantidade da bracatinga na região, e fez o apelo para que mudas de bracatinga sejam produzidas e plantadas para que ela não se extinga. A preocupação se deve ao fato de que a planta está diminuindo a cada ano que passa.


Definições sociais provocam divisões entre as classes Anterior

Definições sociais provocam divisões entre as classes

Núcleo de Marketing e Vendas Acil promove o Entrevero Summit 2022 Próximo

Núcleo de Marketing e Vendas Acil promove o Entrevero Summit 2022

Deixe seu comentário