<
logo RCN

Prefeitura de Lages lança o Programa de Melhoramento Genético Bovino

  • Ary Barbosa de Jesus Filho

No mesmo evento foi realizado o lançamento da Expolages 2022, que será de 11 a 17 de outubro, no Parque de Exposições

O prefeito Antonio Ceron, juntamente ao vice Juliano Polese e o secretário municipal da Agricultura e Pesca Thiago Henrique Cordeiro, realizou, na noite de segunda-feira (12), no Mercado Público Municipal, o lançamento do Programa de Melhoramento Genético Bovino (PMGB). A intenção do programa é auxiliar os produtores rurais em relação ao aperfeiçoamento e à qualidade da bovinocultura de leite e de corte com abrangência, sobretudo, de pequenos e médios produtores da agropecuária no município.


Objetivos do Programa de Melhoramento Genético Bovino 

Regulamentado pela Lei Municipal nº: 4.581, assinada e sancionada pelo prefeito Antonio Ceron o Programa tem como objetivos, além da concessão de incentivo aos produtores rurais a partir da distribuição de sêmen bovino, apoiar os produtores que desenvolvem ou venham a desenvolver a bovinocultura de leite ou de corte; incentivar o melhoramento genético do rebanho leiteiro e de corte do município; proporcionar, aos produtores rurais, a utilização de material genético de melhor qualidade, com touros melhorados; diminuir os custos da atividade leiteira e de corte, estimulando a produtividade; reduzir os riscos de transmissão de doenças venéreas e/ou infectocontagiosas; aumentar a renda familiar proveniente da atividade rural, visando o melhoramento genético do gado leiteiro ou de corte das propriedades rurais, e aumentar o quantitativo de produção dos produtores, priorizando sempre os pequenos e médios produtores.


Como participar

A participação no Programa de Melhoramento Genético Bovino (PMGB) está facultada a todos os produtores de leite e de corte de Lages já atuantes ou com pretensão de implantação da atividade. O Poder Executivo, autorizado a firmar parcerias com instituições públicas ou privadas, sem fins lucrativos, para desenvolver o Programa com o propósito de estudos, formação e avaliações laboratoriais ao bom desempenho genético. Por intermédio da Secretaria Municipal da Agricultura e Pesca, supervisora do Programa de Melhoramento, o Município promoverá aos produtores rurais, quando possível, orientação e conscientização sobre a importância do melhoramento genético do gado leiteiro e de corte. “Com esta ação queremos o melhoramento genético do rebanho bovino através da seleção de animais e que garantam, ao produtor, maior produção de leite ou de corte. O aumento da produtividade e qualidade do rebanho irá contribuir, a médio prazo, para a elevação do movimento econômico do município”, explica o prefeito Antonio Ceron.


Para o secretário da Agricultura e Pesca, Thiago Henrique Cordeiro, a cultura da criação de gado em Lages impulsiona a geração de renda em patamares elevados. A excelência genética torna o mercado ainda mais competitivo e o produto, mais procurado. “Na época, o então deputado estadual e hoje governador em exercício, Moacir Sopelsa, acreditou neste programa e destinou R$ 350 mil em emenda parlamentar para o Melhoramento Genético Bovino de Lages. Com isso, adquirimos 12 mil doses de sêmen. Tenho a certeza de que este é um dos maiores programas do ramo no Estado”, comenta o secretário.


Funcionamento do Programa de Melhoramento Genético Bovino 

Para a efetiva execução do Programa de Melhoramento Genético Bovino (PMGB), o sêmen a ser doado é adquirido pelo Município/Secretaria da Agricultura e Pesca. Serão asseguradas até 50 doses por produtor ou unidade familiar por ano, conforme disponibilidade por raças. Limitação a uma dose de sêmen por fêmea/ano, seja de aptidão leiteira ou de corte, com idade igual ou superior a 13 meses, completados até 31 de janeiro do ano da oferta do benefício, mais 50%, ou seja, 0,5 (meia dose) por fêmea referente ao índice de repetição de cio dos rebanhos. E serão liberadas doses de sêmen bovino, bem como os hormônios constados nos protocolos de Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF), aos produtores que preencherem o Requerimento de Adesão ao Programa e, após análise da documentação, sejam considerados aptos.


No momento da adesão ao programa, o produtor poderá escolher qual sêmen será aproveitado em seu plantel, mediante disponibilidade. A inseminação será inteiramente de responsabilidade do produtor, livre para contratar serviços de terceiros, cujos gastos serão de sua obrigação.


O Decreto nº 19.844, de 9 de agosto de 2022, assinado pelo prefeito Antonio Ceron regulamenta a Lei nº: 4.581 que institui o Programa de Melhoramento Genético Bovino. Este documento traz as definições e informações com os requerimentos de adesão ao Programa.    


A Secretaria da Agricultura e Pesca está situada na rua Sebastião Ramos Schmidt, nº: 288, bairro Universitário, próximo à Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac), com funcionamento ao público de segunda a sexta-feira, em horário comercial - 8h às 12h e das 14h às 18h. Contato: 3019-7476.


Expolages 2022

Quem esteve no Mercado Público na noite desta segunda-feira (12) acompanhou também o lançamento da Expolages 2022. O evento será realizado no Parque Conta Dinheiro, de 11 a 17 de outubro.   


De acordo com o presidente da Associação Rural de Lages, Márcio Pamplona, a Expolages é inovadora, com uma programação diversificada. No segmento animal, estão sendo aguardados os julgamentos e os leilões; provas funcionais das raças equinas e a participação de laboratórios veterinários. 

Outra atração vem da exposição de máquinas e equipamentos para o agronegócio. “Em 1920 Lages fez a primeira exposição agropecuária de Santa Catarina. Esta foi também uma das primeiras do Sul do país. Hoje somos referência em todo Brasil neste tipo de evento”, diz.


Evento gratuito ensina empresários a criar estratégias de para e-commerce Anterior

Evento gratuito ensina empresários a criar estratégias de para e-commerce

Lançada a maior vitrine do agronegócio de Santa Catarina Próximo

Lançada a maior vitrine do agronegócio de Santa Catarina

Deixe seu comentário