<
logo RCN
Parceria Ambiental

O legado de Osvaldo Uncini para o agronegócio da Serra Catarinense

Faleceu, no dia 31 de maio, o empresário, produtor rural, político e dirigente cooperativo do agronegócio da Serra Catarinense, o Sr. Osvaldo Uncini. Aos 78 anos de idade, estava em plena atividade empresarial. Tajabeco, como era popularmente conhecido, deixa um enorme legado a toda região serrana, em termos de introdução, produção, incentivo e desenvolvimento das culturas do arroz irrigado, soja, trigo e milho e ainda no incentivo ao plantio de physalis e da cevada.

 

A HISTÓRIA DE OSVALDO UNCINI

Natural de Passo Fundo, filho de agricultores, passou a infância e a adolescência na cidade gaúcha de Mato Castelhano. Veio para Lages aos 17 anos e sua primeira ocupação foi como motorista, a qual exerceu até 1969. A partir daí, se dedicou à agricultura, sendo pioneiro no cultivo de arroz irrigado na região, além de plantar trigo e soja, tornando-se um dos maiores produtores de grãos da Serra Catarinense.

Foi vereador na 11ª (1989-1992) e na 12ª Legislatura (1993-1996) da Câmara de Lages, ocupando a presidência do Legislativo entre janeiro e agosto de 1995. Também foi fundador e presidente da Cooperativa Agropecuária do Planalto Serrano (Cooperplan), secretário municipal de Agricultura e Secretário de Desenvolvimento Regional (SDR) em Lages.

 

DEDICAÇÃO AO AGRONEGÓCIO

Sempre dedicado à atividade rural, foi pioneiro na implantação comercial de lavouras de cereais na Serra Catarinense, iniciando com arroz irrigado e evoluindo para soja, trigo e milho, desbravando terras em sistemas de arrendamentos e parcerias, incentivando amigos e familiares, investindo em máquinas e tecnologia, proporcionando a abertura regional de novas atividades, antes dependentes do extrativismo madeireiro e da exploração da pecuária extensiva.

 

ESPÍRITO DE COOPERATIVISMO

Visionário, foi além do sistema de produção individual Incentivando o sistema cooperativo, trabalhou pela criação da Cooperativa Agropecuária Planalto Serrano - Cooperplan, organizando e oportunizando aos produtores regionais melhores condições de armazenamento e comercialização de seus produtos, agregando valor à produção.

 

ESPÍRITO PÚBLICO

No exercício de atividades públicas, priorizou sempre o setor agropecuário, sendo voz ativa em defesa das demandas regionais junto ao município, onde foi secretário de Agricultura, ou junto ao Estado, onde foi secretário de Desenvolvimento Regional, priorizou a pequena e média propriedade rural, sempre em buscas de novas alternativas econômicas e sociais.


O EXEMPLO

A região serrana só tem a agradecer o legado, o espírito cooperativo e público de Osvaldo Uncini, com a certeza de que na sua prestação de contas, junto ao criador divino, deverá apresentar uma farta lista de boas colheitas e amizades que deixou durante o cumprimento de sua missão na terra.

 

PARCERIA AMBIENTAL - VALORIZANDO OS BONS EXEMPLOS


Contratos do Prodec e Pró-Emprego garantem R$ 5,9 bi de investimentos Anterior

Contratos do Prodec e Pró-Emprego garantem R$ 5,9 bi de investimentos

Projeto visa ao aumento da produção de mel na Serra Próximo

Projeto visa ao aumento da produção de mel na Serra

Deixe seu comentário