Moradores do Coral e CDL Lages aprovam projeto de revitalização da praça da Paróquia do Rosário |
Novo método na Construção Civil. Impressora 3D
Sabemos que a tecnologia está vindo cada vez mais forte e impactando em várias situações no nosso cotidiano. Ela serve, com certeza, para um processo mais ágil e prático, e na construção civil, de que forma ela vem impactando? Você já ouviu falar em impressoras 3D para construção de edificações?
Pensar em utilizar impressora 3D na construção civil pode parecer um pouco distante, do ponto de vista de técnicas empregadas atualmente no setor. Mas saiba que o uso de tecnologias na construção civil está avançando cada vez mais e, dessa forma, inovações como esta vão se tornando cada vez mais numerosas. Muito se vê que servidores não estão querendo mais usar a força bruta para iniciar tais obras. E pelo mundo e até mesmo no Brasil, já temos obras prontas, em tempos recordes saindo do chão, usando essa nova ferramenta.
Inclusive, de acordo com a empresa Winsun, responsável pela construção de prédio na China, obra que foi umas das primeiras a utilizar essa técnica, o processo de impressão 3D diminui de 50% a 70% o tempo de execução. Além disso, há uma economia de 30% a 60% de materiais.
Entenda como funciona a impressão 3d
As impressoras criam objetos físicos a partir de um modelo digital e tridimensional, ou seja, através de um aplicativo, no qual é preenchido com informações feitas em camadas. A partir desse mesmo aplicativo, são definidos as dimensões e os detalhes de textura (obra). Como toda impressora, ela é munida com um injetor de matéria prima, similar às construções tradicionais e, após isso, um jato vai dando forma ao empreendimento.
Várias são as vantagens de construir através desse modelo que, no Brasil, ainda anda em passos lentos, pois não há legislação específica. No entanto, duas das desvantagens são o custo, que pode dobrar dependendo do tamanho da obra e a mão de obra especializada. Por enquanto, só é possível encontrar estes profissionais em São Paulo, onde já se vê obras em andamento.
Mas fica a dica, como citei, a tecnologia sempre vem a nosso favor, e não há como negar que a impressão 3D, quando realmente passar a fazer parte dos processos de construção, transformará a construção civil. A tendência para o futuro é de montagens mais ágeis, reduzindo, consequentemente, o tempo de trabalho dos processos que foram automatizados pela impressora, bem como os investimentos financeiros. Além do mais, a impressão em 3D tem menores índices de falha e desperdício.
E você, acredita que esse será o futuro da construção civil?
Deixe seu comentário