logo RCN
Agropecuária

Nova praga das pastagens põe setor em alerta

  • Epagri/Divulgação

Leandro do Prado Ribeiro, pesquisador e entomologista do Centro de Pesquisa para Agricultura Familiar (Epagri/Cepaf), juntamente com outros pesquisadores e técnicos do Brasil e Estados Unidos, identificaram uma nova praga em pastagens de grama-bermuda em Santa Catarina.

Segundo ele, foram observados “surtos populacionais impressionantes” da cigarrinha Metadelphax propinqua (Fieber) (Hemiptera: Delphaciae), uma espécie-praga sugadora associada a diversas espécies de plantas cultivadas.

Essa foi a primeira vez que se identificou no Brasil a associação da praga com cultivares de grama-bermuda, uma das forrageiras mais usadas em Santa Catarina. A descoberta foi relatada em um estudo recentemente publicado na revista Neotropical Entomology.  

A praga, encontrada em janeiro e fevereiro de 2023 em áreas de produção de feno de Chapecó e de outros municípios da região Oeste, foi analisada inicialmente no Laboratório de Entomologia da Epagri/Cepaf.

Posteriormente foram conduzidas análises morfológicas e moleculares adicionais, que confirmaram a identificação taxonômica da espécie.

As análises tiveram a colaboração dos pesquisadores Fábio Nascimento e Eduardo Gorayeb, do CAV/Udesc (Lages) e do professor Charles Bartlett, da University of Delaware, dos Estados Unidos. 

O pesquisador da Epagri detalha que as plantas infestadas apresentaram clorose foliar, que é um amarelecimento ou perda de coloração decorrente da alimentação das cigarrinhas.

Também foi observada redução da taxa de crescimento das plantas, devido à sucção de seiva e injeção de toxinas, bem como à deposição de honeydew, uma secreção açucarada eliminada pelas cigarrinhas no processo de alimentação.

Essa secreção pode conduzir ao desenvolvimento de fumagina, um fungo do gênero Capnodium responsável pela redução da área fotossinteticamente ativa da planta.

“Contudo, a maior preocupação reside no fato de que essa espécie é reportada como vetora de importantes fitopatógenos para a grama-bermuda e para outras espécies de plantas cultivadas, incluindo o milho”, alerta Leandro. 

Fonte: Epagri


Rede de gás natural chega à Serra Catarinense Anterior

Rede de gás natural chega à Serra Catarinense

PROCON de Lages divulga pesquisa com preço do material escolar Próximo

PROCON de Lages divulga pesquisa com preço do material escolar

Deixe seu comentário