Moradores do Coral e CDL Lages aprovam projeto de revitalização da praça da Paróquia do Rosário |
Mercado Imobiliário
Por Juliana Maria
O PAPEL DAS STARTUPS NO MERCADO IMOBILIÁRIO
As startups vieram devagar e cada vez mais estão tomando conhecimento, formatos diferenciados e maior adesão por parte das pessoas. Elas inovam e simplificam as transações imobiliárias à medida que auxiliam na compra ou aluguel do imóvel perfeito, descomplicam os termos e as documentações burocráticas, tornam mais fácil a solicitação do financiamento imobiliário e assim por diante.
Inclusive, as startups imobiliárias foram responsáveis por ajudar o mercado imobiliário a enfrentar e também crescer durante a crise causada pela pandemia do coronavírus. Um exemplo de fácil adaptação durante esse período foi o caso das imobiliárias digitais, que retiraram a necessidade da presença física do comprador ou locatário no momento de negociação e passaram a oferecer visitas virtuais e assinatura de contrato de modo digital.
Atualmente, 33% das Construtechs e Proptechs brasileiras estão voltadas a jornada de Aquisição; 31.5% voltadas a propriedades em uso; 26.8% destinadas ao ambiente de obra e por fim 8.25% na fase de projetos e viabilidade. Outro dado importante: entre 2019 e 2020, cerca de 95 Construtechs e Proptechs encerraram suas atividades, uma taxa de mortalidade de 16,75%.
É importante lembrar que o setor imobiliário brasileiro movimenta bilhões por ano, mas é um setor onde a maioria dos processos é lento, ainda feitos no papel e que os clientes dependem de uma estrutura centralizada, com um enorme incentivo para burocracias. E isso, para startups é oportunidade para empreender e criar novas soluções, a exemplo dos grandes cases de sucesso no país como Quinto Andar, Viva Real, Zap e até mesmo a novata Loft que se tornou unicórnio em tão pouco tempo. Lages está sendo o berço para uma startup que auxilia num dos aspectos de viabilidade para instalação de novos empreendimentos, e também para quem quer comprar ou alugar o imóvel. Ela oferece uma análise de criminalidade de uma rua de forma automatizada. Basicamente as empresas do setor acessam a Vyable, pesquisam um endereço e recebem um relatório feito 100% com a ciência dos dados sobre a criminalidade do local. Auxiliando assim na precificação, venda, prospecção e vantagens do imóvel.
Sem qualquer sobra de dúvida, a figura do profissional numa realização imobiliária é fundamental, e para isso as startups vem para auxiliar em todas as etapas, como costumo dizer na esteira de uma negociação imobiliária as startups vem para agilizar o processo.
Deixe seu comentário