logo RCN
Amures

Dada a largada para o programa de Educação para o Turismo

  • Onéris Lopes/Amures

Pelo menos 300 pessoas entre prefeitos, autoridades, empresários, educadores, estudantes e convidados prestigiaram na manhã desta quinta-feira (27), no Centroserra Convention Center em Lages, o lançamento do programa “Conhecendo a Serra Catarinense: Uma Jornada Educativa”.

Idealizado pelo colegiado de Gestores de Turismo da Serra Catarinense, o programa objetiva despertar o interesse de professores e estudantes, no sentido de promover o turismo considerando seus impactos sociais, culturais e econômicos e com isso, fomentar a “indústria sem chaminé”, como é definido o turismo sustentável.

A concepção o programa tem origem no ano de 2021, quando os prefeitos da Amures junto com os gestores municipais de turismo, dialogaram com o trade turístico e aprovaram a criação do Plano de Desenvolvimento Integrado do Turismo Sustentável da Serra Catarinense (Pdits).

Uma emenda parlamentar no valor de R$ 300 mil da deputada federal Carmen Zanotto resultou na produção do plano, que passou a ser a partir daquele momento, a bússola para as futuras ações de fomento do setor.

“Foi o start para que chegássemos a esse momento. Somos gratos ao esforço dos prefeitos, parlamentares Carmen Zanotto e Ana Campagnolo e a iniciativa privada, que acreditaram no plano de desenvolvimento que está saindo do papel”, declarou Ana Vieira, assessora de turismo da Amures.

Com as diretrizes definidas pelo Plano de Desenvolvimento do Turismo Regional, diversas ações se consolidaram como cursos de qualificação, missões técnicas, criação de rotas e caminhos turísticos e até a marca da Identidade Regional que teve lançamento este ano.

O programa “Conhecendo a Serra Catarinense: uma jornada educativa”, é mais uma ação produto do plano e tem o desafio de capacitar 300 professores que serão os multiplicadores da educação para o turismo, com previsão de impactar 52 mil alunos das redes municipal e estadual de ensino.

O presidente da Amures e prefeito de Anita Garibaldi, João Cidinei da Silva, agradeceu à deputada estadual Ana Campagnolo, que destinou recursos da ordem de R$ 299.998,97 para a implementação do programa.

“Sem essa parceria da deputada Campagnolo, não teríamos condições financeiras de executar esse programa”, reconheceu. Ele agradeceu também, a equipe técnica da Amures e a deputada federal Carmen Zanotto que foi responsável pela emenda parlamentar que viabilizou a elaboração do Plano Regional de Turismo.

O deputado estadual Mário Motta, se emocionou ao falar do projeto e do impacto que trará ao turismo e à economia da região. Também colocou seu gabinete a disposição para ajudar na implementação do programa.

O presidente do Consórcio Intermunicipal Serra Catarinense (Cisama) e prefeito de São Joaquim, Giovani Nunes, disse que o programa de educação para o turismo mudará a realidade da formação de mão de obra para a região. “Ninguém ama o que não conhece.

Esse programa vai fortalecer o vínculo do turismo, famílias e negócios, com a perspectiva do desenvolvimento sustentável do turismo”, comentou.

Termo de compromisso entre Cisama e Senac

Responsável pela execução do programa, o Senac Lages intensificará a partir de agora, a produção do conteúdo da cartilha que será usada pelos professores a serem capacitados.

Esse compromisso com o Cisama, que é a entidade responsável pela coordenação do programa, foi chancelado num termo de compromisso assinado pelo presidente Giovani Nunes e o diretor regional do Senac de Santa Catarina, Fabiano Battisti Archer.

A assinatura do termo de compromisso se efetivou após a manifestação das autoridades. Uma série de ações estão previstas para os municípios nos próximos meses e até final do ano, o conteúdo das cartilhas estará pronto ser aplicado em sala de aula.

Para encerrar da solenidade de lançamento, a professora Fabiana Roeder palestrou abordando o tema “Santa Catarina: Oportunidades para o Desenvolvimento Sustentável e Integrado do Turismo Regionalizado”. Em sua fala, ela destacou a importância do turismo segmentado e dos impactos que o turismo de massa causa ao meio ambiente e aos empreendedores.

Dada a largada para o programa de Educação para o Turismo Anterior

Dada a largada para o programa de Educação para o Turismo

Sicredi Altos da Serra realiza evento para entidades contempladas no Fundo Social Próximo

Sicredi Altos da Serra realiza evento para entidades contempladas no Fundo Social

Deixe seu comentário