<
logo RCN
Parceria Ambiental

Conheça os serviços oferecidos

Todo empreendimento que possua algum risco de impacto ambiental, quando de sua instalação e ou operação, necessita de obtenção de licenças e ou autorizações ambientais, seja através dos órgãos federais como Ibama, ICMBio, IPHAN e INCRA; seja dos órgãos estaduais como IMA, SDE, Cidasc, Bombeiros, ou ainda de órgão municipais com Meio Ambiente, Vigilância Sanitária ou ainda por órgãos de certificação e ou fiscalização.

 

ESTUDOS AMBIENTAIS

Visando a atender as necessidades de cada órgão ambiental para obtenção de licenças ou autorizações, é necessária a elaboração e a apresentação de estudos e projetos que identifiquem estes riscos e estabeleçam medidas de prevenção e correção ou ainda estabeleçam medidas compensatórias, demonstrando a viabilidade ambiental do projeto através de estudos ambientais, sociais, biológicos, geológicos, hidrológicos, arqueológicos, inundação, erosão, deslizamento, desmoronamento entre outros.

 

LAUDO HIDRO GEOMORFOLÓGICO

O estudo, a determinação e a correta localização de cursos d'água, nascentes, vertentes, insurgências, afloramentos e qualquer outros tipos de presença de áreas úmidas e ou alagadas, deve ser determinado por estudo específico, denominado estudo hidro geomorfológico. Após esta constatação é que será possível determinar os afastamentos legais das faixas de proteção e preservação permanente para, após, implantar o empreendimento desejado.


ESTUDO ARQUEOLÓGICO

Quando da implantação de determinado empreendimento, se este estiver em áreas de ocupações históricas de antigas civilizações, é necessária, juntamente ao estudo ambiental, a realização de uma ampla investigação arqueológica, tendo por objetivo principal fornecer subsídios materiais para a reconstrução do passado humano, resgatar, proteger, preservar ou até manter intacto estes vestígios. Estes estudos devem orientar a manutenção, modificação ou até mesmo a inviabilização e execução de projetos e obras.


ESTUDO DE IMPACTO DE VIZINHANÇA- EIV

Por fim, mesmo vencidas as etapas de estudos ambientais, hidro geomorfológicos e arqueológicos, deve-se promover estudo de impacto de vizinhança, a fim de se verificar se a atividade a ser implantada está de acordo com as diretrizes do local, bem como qual seu impacto sobre a vizinhança local. O EIV leva em consideração quais os impactos a nova atividade vão exercer sobre a comunidade direta e indireta, se haverá necessidade de novas demandas de estruturas e atendimento público, fluxo de veículos, estacionamento, ruído, poeiras, ou seja, quaisquer aspectos ambientais que possam afetar a comunidade do entorno.

 

PARCERIA AMBIENTAL, VIABILIZANDO SEU EMPREENDIMENTO


Banco da Família comemora 24 anos com muitas conquistas Anterior

Banco da Família comemora 24 anos com muitas conquistas

Uma das mais antigas exposições agropecuárias de Santa Catarina Próximo

Uma das mais antigas exposições agropecuárias de Santa Catarina

Deixe seu comentário