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CDL Jovem de Lages promove Dia Livre de Impostos

  • CDL/Arquivo

A CDL Jovem de Lages irá realizar o do Dia Livre de Impostos (DLI), campanha que acontece há 15 anos, em todo o Brasil, pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e Câmara de Dirigentes Lojistas Jovem (CDL). O objetivo é conscientizar consumidores e varejistas sobre como a alta carga tributária brasileira - uma das maiores do mundo - afeta o crescimento econômico. Só para ter uma ideia, o brasileiro trabalha, em média, 153 dias por ano só para pagar impostos. Entre os 30 países com a maior carga tributária do mundo, o Brasil está em 14º.

Este ano, o DLI acontece no dia 27 de maio, em todos os estados do país. Há ações previstas em mais de 1.200 cidades, uma delas é Lages. 

"Nossa intenção é que os comerciantes e lojistas participem desta ação de conscientização para que todos os consumidores saibam o seu real poder de compra e possam cobrar das autoridades um melhor investimentos dos impostos que são pagos", destaca a coordenadora da CDL Jovem, Silviane Mannrich.

Mostrando quanto cada pessoa paga de imposto ao comprar um celular, um carro, um hambúrguer, entre outros produtos, a ação é ilustrada pelo boneco Impostossauro, personagem da campanha que representa o impacto negativo dos impostos sobre o consumo e o ambiente de negócios no Brasil.

A ideia é materializar como os impostos são grande parte do preço dos produtos. Por isso, os lojistas participantes da iniciativa vão comercializar seus produtos com desconto. Vão cortar os impostos dos preços e mostrar o valor real de cada item, bem como o impacto dos tributos sob o consumo.

Os impostos são calculados no país pelo IBPT, seguimos a tabela fornecida com as médias nacionais. O lojista deve dar o desconto relativo a esse percentual de impostos, e não acrescentar sobre ele para depois aplicar o desconto. A ação é justamente educativa, para demonstrar ao consumidor o quão alta é nossa carga tributária. Lembrando que é de responsabilidade do lojista recolher normalmente os impostos dos produtos e serviços vendidos. 

Silviane explica que os comerciantes que quiserem participar da ação podem entrar em contato com o CDL e a CDL Jovem. "Faremos um trabalho de divulgação nas mídias da CDL e CDL Jovem e nos veículos parceiros, nossa intenção é mobilizar os lojistas e comerciantes para essa ação", conclui.

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