Moradores do Coral e CDL Lages aprovam projeto de revitalização da praça da Paróquia do Rosário |
Azul aposta no turismo da Serra Catarinense
Por volta das 10 horas do dia 4 de abril, o avião da Azul Linhas Aéreas pousará no Aeroporto Regional, em Correia Pinto. Será o primeiro voo comercial do aeroporto, operação que também acaba com um jejum de dois anos sem voos de linha na Serra Catarinense. Serão seis voos semanais, de domingo a sexta-feira, com decolagem às 11h20, com destino a Campinas (SP). A aeronave tem capacidade para 118 passageiros, assentos que a empresa pretende lotar a partir do mês de maio, apostando no alto fluxo de turistas que visitam a região no período mais frio do ano.
Para estimular a procura, em seu site a empresa oferece passagens a R$ 310,00, já incluindo a taxa de embarque. Vitor Silva, gerente de Planejamento de Malha da Azul, explica que pode-se conseguir preços menores, desde que a pessoa agende seu voo com antecedência de alguns meses. "Em Lages, em função das limitações do aeroporto, só podíamos decolar com 60 passageiros. Os voos estavam quase sempre lotados. O aeroporto em Correia Pinto oferece condições para operarmos com uma aeronave maior. Comparando-se a capacidade, é o mesmo que termos dois voos diários," avalia Vitor.
A Azul se beneficia do incentivo do Governo do Estado, que reduz o ICMS aplicado sobre o querosene de aviação. Há um ano, segundo Vitor, o barril de petróleo estava em US$ 60,00 e agora praticamente dobrou. O combustível responde por 45% dos custos de operação das companhias aéreas e a parceria do Estado foi vital.
O gerente de Planejamento de Malha da Azul explica que as capitais brasileiras têm bom número de voos diários e que agora é a hora de desenvolver o interior do Brasil. A expectativa é que as pessoas da Serra e de outras regiões próximas prestigiem os voos para que o aeroporto cresça e as operações se mantenham.
"Não temos medo de competição e queremos crescer cada vez mais, desde que haja demanda." Respondeu Vitor ao ser questionado sobre a possibilidade futura de ter voos de Correia Pinto para Porto Alegre.
Transporte_ A Azul acredita que haverá um período de adaptação. Até 2020 os passageiros eram habituados a embarcar em Lages e agora terão que se deslocar. Futuramente, a Azul Viagens, que opera com turismo, deve investir em Lages e caso haja demanda, Vitor comenta que pode-se criar uma linha de ônibus entre Lages e Correia Pinto, exclusiva para passageiros da Azul, a exemplo do que ocorre em São Paulo.
Foto: Azul embraer
Foto: Vitor Silva (para colocar junto à frase)
Deixe seu comentário