<
logo RCN
Mais de mil operações

Aeroporto de Lages mantém importância estadual

Mesmo com a ativação do Aeroporto Regional do Planalto, em Correia Pinto, o Aeroporto Federal Antônio Correia Pinto, em Lages, mantém sua importância estadual. Somente entre janeiro e julho deste ano, foram 1.028 movimentações, entre pousos e decolagens. São voos de aeronaves monomotor, bimotor, turbo-hélice e jatos, permitidas para operar em Lages por pertencerem à categoria do Aeroporto Federal - 2C ou inferior. Os voos executivos lideram o ranking, com 646 movimentos.

No mesmo período, 784 passageiros desembarcaram ou decolaram em Lages. Praticamente todos os artistas que se apresentaram em seus shows na 33ª Festa Nacional do Pinhão utilizaram o Aeroporto Federal. O transporte de pacientes responde por 118 movimentos e voos de escolas de aviação dos três estados do Sul por outros 168 movimentos. 

Segundo a administração, o fluxo é motivado principalmente por dois fatores: valor atrativo do combustível para aviação em Lages, o menor preço encontrado na região Sul do Brasil, e os investimentos públicos na estrutura. Uma via de mão dupla, pois a aplicação de recursos financeiros por parte do Poder Executivo acontece justamente em razão da expansão do movimento.

Em relação aos voos aeromédicos, a maioria transporta crianças e adolescentes em casos de saúde ao Hospital Seara do Bem - Materno e Infantil. De acordo com a observação do diretor de aeródromo, Klaus Ramos Klinger, “o mais importante no relatório seria o número de aeromédicos, pois o Aeroporto desempenha um papel amplamente relevante ao ajudar muito a salvar vidas, principalmente crianças que vêm de fora para serem atendidas na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Seara do Bem”. 

O Aeroporto Federal está administrado pela prefeitura de Lages, por intermédio da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Turismo.

PAPI _ Nesta semana iniciaram as obras de instalação do Precision Approach Path Indicator (PAPI) - sigla em inglês para Indicador de Percurso de Aproximação de Precisão, na lateral esquerda da cabeceira 35 do aeroporto. As obras deverão ter duração de 18 dias (previsão de conclusão em 1º de setembro).

Em junho de 2023, o Governo do Estado destinou R$ 621.958,30 para a implantação do sistema. Trata-se de luzes muito fortes instaladas nas laterais da pista, que auxiliam os pilotos no processo de aproximação, principalmente na condição de nevoeiro. 


Expolages 2023 irá acontecer na primeira semana de outubro Anterior

Expolages 2023 irá acontecer na primeira semana de outubro

O cobertor está mais curto Próximo

O cobertor está mais curto

Deixe seu comentário