<
logo RCN
Tradição e cultura

Prefeitura de Lages lança o Festival Colheita do Pinhão

Por lei, o pinhão somente pode começar a ser colhido a partir do dia 1º de abril

Em coletiva de imprensa realizada na manhã de terça-feira (21), a Prefeitura de Lages, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, fez o lançamento do Festival Colheita do Pinhão, que acontecerá no dia 1º de abril, com programação estendida durante todo o mês.

No Espaço Cultural Aristiliano Ramos, o prefeito em exercício de Lages, Juliano Polese, e o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Álvaro Joinha explicaram a programação do evento.

Polese destacou que o pinhão, que tem a colheita autorizada a partir do dia 1º de abril e que é um dos principais produtos gastronômicos da região, agora terá um grande evento cultural e gastronômico, com capacidade de fomentar o turismo, o comércio e a gastronomia da cidade. “Teremos 20 restaurantes participantes do festival, que vão oferecer pratos à base do pinhão. Também temos o concurso gastronômico em parceria com a escola Chef Gourmet como parceira. Teremos apresentações artísticas e culturais no Centro Cultural Aristiliano Ramos, movimentando todo o mês de abril.”

O secretário Joinha destacou que no dia 1º de abril será feita a debulha simbólica da pinha. “O pinhão é um produto nosso e envolve uma colheita oficial de 7,8 milhões de quilos colhidos na última safra, somente em Lages e Painel. São mais de 800 famílias envolvidas na colheita.”


Festival gastronômico

No dia 1º de abril, o Festival Colheita do Pinhão terá a participação de sete cervejarias artesanais de Lages, e ao longo do mês (de 1º a 30 abril) contará com a integração de 20 estabelecimentos gastronômicos da cidade (bares e restaurantes) todos servindo, diariamente, pratos típicos à base de pinhão.
Os estabelecimentos participantes são: Dindos Lanches, Casa de Vó, Burguer da Joca, Dompi, Jenifer’s Doces, VivaBurger, American Place, Galpão Gaúcho, Bistrô, Bom Apetite, Bistrô Garden, Boka’s Serrano, jimmy burger, Caracol Chocolates, Lagos de Gramado, Burt’S Food, Forno Santa Fé, Café Brasil, Café Catedral, Garage Pizza Delivery

 

Concurso gastronômico

Realizado em parceria com a Escola Chef Gourmet, o concurso gastronômico terá duas categorias, segundo o gestor da unidade de Lages, Marcus Delcolli.

Decolli explicou que na categoria amador, as pessoas poderão se inscrever para produzir receitas já existentes e na categoria profissional, os chefs terão de apresentar receitas criadas por eles, tudo levando como ingrediente, o pinhão.

“É uma grande satisfação para a nossa escola participar dessa festividade, que é a Colheita do Pinhão.”

“Tudo será feito de forma a destacar a semente, apreciada tanto nas sapecadas como na mais requintada gastronomia e, principalmente, da sua importância socioeconômica, por meio da qual, muita gente sobrevive”, disse o secretário Joinha.


Organização define programação religiosa da Semana Santa 2023 Anterior

Organização define programação religiosa da Semana Santa 2023

Sapecadas da Canção Nativa e da Serra Catarinense 2023: organização define jurados Próximo

Sapecadas da Canção Nativa e da Serra Catarinense 2023: organização define jurados

Deixe seu comentário