<
logo RCN
Homenagem

Câmara de Lages institui a Comenda Névio Fernandes de Jornalismo

Por mais de 60 anos, Névio trabalhou no Correio Lageano e registrou importantes fatos da história de Lages e Santa Catarina

Câmara de Lages institui a Comenda Névio Fernandes de Jornalismo

O jornalista Névio Sant'Ana Fernandes foi o homenageado na noite de terça-feira (1/11), durante a sessão legislativa da Câmara de Vereadores de Lages, com a aprovação do Projeto de Decreto Legislativo nº 003/2022, que institui a “Comenda Névio Fernandes de Jornalismo”.

O Decreto Legislativo foi proposto pela vereadora Professora Elaine Moraes e trata-se de uma honraria que será outorgada, anualmente, à imprensa local, além de homenagear um ícone da imprensa lageana. “A história do Seu Névio se confunde com a história da imprensa lageana. Nada mais justo do que prestar essa homenagem a ele”, disse a vereadora em defesa do seu projeto.

Quem foi Névio Fernandes

Névio Sant'Ana Fernandes foi jornalista, economista e escritor. Por mais de 60 anos, trabalhou no Correio Lageano e registrou importantes fatos da história de Lages e Santa Catarina. Durante sua trajetória, recebeu homenagens de diferentes instituições.

Comunicador nato, começou a carreira aos 13 anos, quando escrevia matérias para o jornal semanal A Cidade. À época, as notícias eram escritas de próprio punho, o que o enchia de orgulho. "Era um tempo que os repórteres passavam as folhas de mão em mão para escrever o jornal", gostava de relembrar.

Com o apoio de personalidades da cidade, passou a ser correspondente da Gazeta Esportiva, de São Paulo; e do Diário de Notícias, de Porto Alegre. Também colaborava com os jornais Guia Serrano e Região Serrana.

Em 1956, a convite do empresário José Paschoal Baggio, passou a integrar o Correio Lageano e por lá permaneceu por mais de 60 anos, desempenhando a função de editor-chefe por 39 anos e, depois, como articulista e colunista, tendo escrito milhares de artigos sobre diferentes assuntos, mas, principalmente, sobre personalidades de Lages.

Névio era dono de uma memória impressionante. Sua vivência na imprensa permitiu guardar boa parte da história da Serra Catarinense e, pelo trabalho prestado, orgulhava-se pelas inúmeras homenagens que recebia, a exemplo das concedidas por clubes de serviços de Lages, como Rotary e Lions e pela Associação Catarinense de Imprensa (ACI). Foi homenageado pelas Câmaras Municipais de Lages, Urubici e Correia Pinto e recebeu o título de Colaborador Emérito do Exército. Possuía a Medalha Licurgo Costa.

O jornalista foi membro do Conselho Municipal de Política Cultural na cadeira de Literatura, Memória e Patrimônio e da Associação dos Economistas do Planalto Catarinense. Também foi filiado à União Brasileira de Escritores, exerceu por nove anos a presidência da Associação Lageana de Escritores (ALE). Foi vice-presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Lages e da Serra Catarinense e membro e sócio fundador do Instituto José Paschoal Baggio, também integrou a diretoria da Associação dos Amigos do Museu Malinverni Filho.

Névio Fernandes morreu na madrugada de 22 de julho de 2021, aos 87 anos, vítima de infarto.

Música lageana em turnê por Santa Catarina Anterior

Música lageana em turnê por Santa Catarina

Escola de Artes presente na Mostra de Dança “A Noite é Uma Criança” Próximo

Escola de Artes presente na Mostra de Dança “A Noite é Uma Criança”

Deixe seu comentário