<
logo RCN

Documentário conta a história das Meninas Milagreiras

Foi lançado, neste mês de dezembro, o documentário Meninas Milagreiras de Lages. O curta-metragem,com 33min37seg, tem como proposta contar a histórias de três meninas de Lages que são consideradas, no imaginário popular, como milagreiras. As três meninas que tiveram uma morte trágica em Lages: Salete de Fátima, Ivone de Oliveira Freitas e Aline Giovana Schmitt.

A presença do jazigo delas nos cemitérios de Lages é carregada de simbolismo, recebendo todos os anos muitos devotos. As três fazem parte dos milagreiros de cemitério, em que tem, na maioria das vezes, a morte trágica, sendo esta uma forma de justificar a crença. E em se tratando de crianças, essa fé ganha um contexto diferente, considerando a idade delas.

As gravações aconteceram no segundo semestre do ano de 2024. Foram captadas imagens (incluindo drone), nos cemitérios Cruz das Almas e da Penha e na rua Aline Giovana Schimitt. 

A pré-estreia do documentário foi no Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), no final de novembro. A exibição de estreia foi realizada em parceria com a Mostra do Sesc, que acontece no Centro Cultural Vidal Ramos, no mês de dezembro.

O curta foi realizado com recurso do programa de apoio e incentivo à cultura - Fundação Cultural de Lages - Ministério da Cultura - Governo Federal – LPG.

Lançamento de O Trem da Madrugada, de Ádina Mirza Anterior

Lançamento de O Trem da Madrugada, de Ádina Mirza

Chegada do Papai Noel em Lages terá agenda especial para as crianças Próximo

Chegada do Papai Noel em Lages terá agenda especial para as crianças

Deixe seu comentário