<
logo RCN
Política

Olivete Salmória

Republicanos vai ganhando força na Serra

Depois de decidir-se pelo Republicanos, o governador Carlos Moisés está agora tratando de fortalecer o partido com vistas a sua reeleição. O terceiro passo seria então a definição das alianças. No sábado, ele realizou um encontro em São José onde foram filiados 30 prefeitos e vice-prefeitos que vêm especialmente do PSL, DEM e PL. Deste último ele está cooptando especialmente os que não fecham com a candidatura do senador Jorginho Mello ao governo. Da Serra, lá estiveram dois políticos com mandatos que aderiram ao Republicanos; um que pode vir a se somar à sigla e observou-se a ausência de outro que já estava com a caneta na mão para assinar a ficha. Os dois serranos que aderiram neste evento foram: o prefeito de São Joaquim, Giovani Nunes, que já tinha deixado o PSDB para acompanhar Moisés no PSL e agora também o acompanha no Republicanos. O outro é a vice-prefeita de Bocaina do Sul, a advogada Alice Pessoa Córdova, que deixou o PSL. As outras duas promessas de filiação são oriundas do PL: o prefeito de Painel, Antônio Cavalheiro Flores (Marquinhos), eleito pelo PL, estaria pronto para mudar-se para o Republicanos, mas ele não esteve neste evento de sábado. Não sabemos se ele desistiu do intento ou fatos adversos impediram sua presença. O outro é o prefeito de Anita Garibaldi, João Cidiney da Silva, que esteve em São José, segundo ele, "apenas atendendo um convite", porque a mudança para o Republicanos vai depender de consulta às suas bases, o que ainda não fez. Mas garante que está satisfeito com o PL e só submeterá o convite às bases porque assim procede sempre que isso ocorre. Mas.... se não há intenção, não há porque submeter o convite ao crivo das bases. Agora temos de esperar os movimentos em Lages. Há expectativa de que o ex-vereador Lucas Neves acompanhe o governador, mas tudo dependerá da engenharia montada por Moisés. Os vereadores do PSL, Bruno Hartmann e Gabriel Córdova, permanecem no PSL, pois a mudança implicaria na perda do mandato, embora o vereador Nei Casa Nossa tenha arriscado assinando ficha no Republicanos.


 "Este é o momento de entendermos os pontos a serem aprimorados, não se trata de um projeto pronto e será desenvolvido dentro da capacidade financeira do município, com a participação de todos. Não sabemos até quando a prefeitura irá dar conta (de manter o LagesPrevi). É obrigação nossa buscarmos uma solução"

Secretário da Administração e Fazenda, Antônio Arruda, ao participar da audiência pública para discutir o projeto de reforma da previdência municipal


Anúncio

O empresário Luciano Hang adiou mais uma vez o anúncio da decisão sobre sua filiação a um partido político. Especula-se que ele será candidato ao Senado por Santa Catarina, no PL de Jair Bolsonaro, em chapa com o senador Jorginho Mello, que deve concorrer ao governo. Ele desmarcou uma coletiva marcada para a última sexta-feira. Em nota, afirmou que a mudança se deu após conversa com aliados e partidos.


Aval dos doutores

Doutores do CAV avalizaram o corte de árvores no Tanque Jonas Ramos, informando até que algumas são "tóxicas" para os humanos e os animais. A próxima obra de revitalização é a Avenida Carahá. Se seguir essa tendência da Administração Ceron, vai fazer uma devassa nas árvores que se encontram às margens do rio. Sempre se pode recorrer a um especialista para avalizar essa ação. Lembro que quando da revitalização da Praça da Catedral, a administração buscou o aval da Acil e da CDL para abatê-las. Na coletiva à imprensa, lá estiveram os presidentes das duas entidades para apoiar a decisão da supressão de parte das árvores.


Um feito sem precedentes

O prefeito Antonio Ceron está muito otimista com a implantação da ZPE em Lages. Anunciou que agora só depende do governo federal para torná-la realidade. Esse será mesmo um feito sem precedentes. Imbituba deverá chamá-lo para ajudar na implantação também lá, pois faz 30 anos que a ZPE de Imbituba foi aprovada e até hoje não foi implantada.


Reforma da previdência

Na audiência pública sobre a Reforma da Previdência Municipal, que ocorreu semana passada, na Câmara, se concluiu a necessidade de aprimorar o projeto, avançando sobre dois pontos: direitos dos pensionistas (pela proposta, ao invés de receber 100%, passam a receber 60% de pensão) e o desconto dos 14% na folha somente para os que ganham acima de dois a três salários.


Subsídio ou majoração

A prefeitura está enviando para a Câmara de Vereadores um projeto autorizando a administração municipal a continuar subsidiando as tarifas de ônibus coletivo. Significa dizer que a prefeitura continuará repassando para a Transul os valores correspondentes aos prejuízos da empresa em função da redução do número de passageiros. Caso não seja autorizado esse repasse, o prefeito Ceron vai autorizar o reajuste das tarifas do transporte coletivo.


O primeiro

O vereador Nei Casa Nossa, atendendo convite do deputado Coronel Mocellin, assinou ficha no Republicanos, acompanhando o governador Carlos Moisés no novo partido. Mesmo à revelia da legislação que prevê perda de mandato no caso de mudança do partido pelo qual foi eleito. A menos que o partido o tenha liberado. Se isso não aconteceu, veremos se repetir aqui o caso do então vereador Marcius Machado quando deixou o Cidadania para filiar-se ao PL.


Mário vai concorrer a deputado pelo PSD

O apresentador da NSC, Mário Mota, assinou ficha no PSD essa semana e vai sair candidato a deputado estadual pelo PSD de Florianópolis. O prefeito Antonio Ceron e o ex-governador Raimundo Colombo acompanharam o ato e avalizaram a ficha de filiação. Faz parte da estratégia do partido para a eleição de Colombo ao governo. Pelas ligações de Mário Mota com Lages é certo que muitos dos votos do partido serão canalizados a ele. Assim, os candidatos a candidatos a deputado por Lages - Gerson, Jean Pierre e Polaco - não perdem o espaço para a candidatura, mas perderão é voto para se eleger.


Ceron e Colombo acompanharam o ato e filiação de Mário, na capital


Samuel vai concorrer pela União Brasil

"Eu coloco meu nome à disposição da Serra Catarinense, e reforço que é importante que a comunidade avalie o que está sendo feito e o que já produziram aqueles candidatos eleitos. A hora da mudança chegou", reforça Samuel Ramos, pré-candidato do União Brasil (fusão do PSL e o DEM), a deputado estadual. Declaração feita no último sábado, em encontro do partido realizado em Capão Alto. Estiveram presentes no evento o presidente do partido em Capão Alto, Rodrigo Pereira, o pré-candidato a deputado federal, Ricardo Alba, e o coordenador regional do União Brasil, Luiz Marin.


O partido União Brasil realizou encontro em Capão Alto para a mobilização da sigla

Olivete Salmória Anterior

Olivete Salmória

Olivete Salmória Próximo

Olivete Salmória

Deixe seu comentário