<
logo RCN
Política

Olivete Salmória

Foi atrito ou uma ação diversionista?

Na segunda-feira, circulou a informação de que o prefeito Ceron e o presidente da Câmara, o vereador Jean Felipe (PP) teriam se atritado durante uma reunião no gabinete. O motivo: Ceron exigia que ele conduzisse projetos do Executivo de forma rápida, não dando espaço para a oposição criar dificuldades para a sua aprovação. Pois, os votos para aprovação já estavam garantidos. A informação é de que Jean teria se rebelado, não aceitando pressão e nem a interferência do Executivo. Mas, creio que esse foi apenas o discurso, porque, na prática, o presidente do Legislativo atendeu ao pedido do Executivo, deixando o resto por conta dos demais representantes da administração na casa. Foi assim que o prefeito enviou, na segunda-feira, o Projeto de Lei Complementar nº 009/2022, ampliando o prazo de incentivos fiscais para a Berneck. Na terça-feira, a vereadora Elaine Moraes apresentou emenda, estendendo os benefícios concedidos à Berneck para todas as empresas de Lages. Foi rejeitada na Comissão de Legislação, Justiça e Redação, com três votos contra (Agnelo Miranda, Katsumi Yamaguchi e Ênio do Vime) e dois a favor ( Bruno Hartmann e Tio Zé). Toda a questão nem está no mérito do projeto, mas na forma com que tramitou, não respeitando o Regimento Interno do Legislativo. Segundo o vereador Nei Casa Nossa, Jair Junior e as vereadoras Suzana e Elaine, o projeto foi "goela abaixo", não obedecendo o tramite previsto. Tudo isso aconteceu na segunda e terça-feira, enquanto nos bastidores também tramitava a informação de que o nome cogitado para ocupar a pasta da Segurança, na reforma administrativa prevista para ser apresentada à Câmara, seria exatamente a do pai do presidente Jean Felipe: o policial militar reformado Luiz Henrique de Souza. Fica então a dúvida: será que Jean quis se rebelar contra a interferência do Executivo, mas recuou diante desta benesse: o cargo para o pai. Ou, se a informação divulgada nos bastidores do atrito com o prefeito foi apenas uma ação diversionista? Creio mais nesta última, embora o troca-troca seja uma prática comum desta gestão com o Legislativo. Basta ver os cargos preenchidos pelos edis na administração.


Presidente da Câmara e o prefeito foram alvo dos comentários que circularam

nos bastidores

 

"Há uma ocupação média por voo de 75% dos lugares, o que é considerado um sucesso para início de operação, a empresa passou pela auditoria da Anac e um dos requisitos exigidos é o Sistema de Gerenciamento da Segurança Operacional (SGSO), que tem o objetivo de garantir a segurança operacional de forma proativa"

Marcio Reis, gestor da Infracea, que administra o Aeroporto Regional da Serra Catarinense, durante reunião na Acil para discutir o problema do mesmo.


Matias deixou sua marca em Otacílio Costa

Faleceu, no último sábado, o ex-vereador de Otacílio Costa, Milton Matias. Matias também foi vereador em Lages entre 1973 e 1983. Era ainda muito jovem quando se elegeu em Lages pelo MDB: com apenas 22 anos. Somente Jair Júnior foi eleito com idade inferior (21 anos). Isso aconteceu quando seu município ainda não havia se emancipado. Ele foi um dos que trabalharam pela independência de Otacílio Costa. Ai foi eleito vereador e presidiu a Câmara de Vereadores, foi secretário municipal e candidato a prefeito em duas oportunidades. Acredito que Otacílio Costa lhe fará, ainda, muitas homenagens pela participação em sua história.


Milton Matias foi vereador em Lages e em Otacílio Costa


Correia Pinto terá candidato

Aconteceu uma reunião do Republicanos, no último sábado (28), em São José, com todos os pré-candidatos a deputado federal e estadual. Foi realizado um curso de Capacitação e Orientação para a "Campanha 2022". Estavam presentes os coordenadores do Partido Republicanos, juntamente com seu presidente, deputado Sérgio Mota, e já foi marcado novo encontro do partido para o dia 18 de junho. Almir F. Bitencourt, de Correia Pinto, é pré-candidato a deputado federal pelo Republicanos.


Almir esteve no encontro do Republicanos, em São José, com os demais pré-candidatos


Polaco costura candidatura

Os vereadores Ozair Coelho, o Polaco, e Agnelo Miranda, ambos do PSD, andaram conversando essa semana. Dizem os olheiros de plantão que o assunto foi a pré-candidatura a Estadual e federal ... Polaco quer tirar Gerson do páreo e tenta convencer Agnelo a sair a federal. Mas, há quem observe a pouca participação de Polaco nos debates da Câmara ou mesmo na produção de matérias. Será que seria mais atuante como deputado?


 Polaco tentando convencer Agnelo a abraçar sua candidatura a deputado estadual


Vereador em licença

O vereador Ozair Coelho, o Polaco, do PSD, entrou em licença da Câmara de Vereadores durante os meses de junho e julho. A ideia é trabalhar sua campanha eleitoral a deputado estadual. Desta forma, abriu espaço ao segundo suplente, Paulo Cezar Sell, que já assumiu na terça-feira. O primeiro é Ênio do Vime, que já ocupa o lugar do vereador Jean Pierre Izequiel, que ocupa a pasta da Assistência Social. Vale lembrar que Paulo fez 1.049 votos. Mais votos que Jean Felipe (861) e Álvaro Mondadori, Joinha (938) eleitos pelo PP.


Estratégia eleitoral

O candidato a deputado estadual pela União Brasil, Samuel Ramos, decidiu entrar de cabeça no combate à violência contra a Mulher como mote de sua campanha. Criou um grupo chamado "O problema é nosso", com o objetivo de reunir homens de forma voluntária que estejam dispostos a conscientizar adolescentes, entidades civis e sem fins lucrativos nesta causa. O primeiro encontro aconteceu quinta-feira (2), no Nacional Park Hotel.


Risco já mapeado

A travessia da Serra do Corvo Branco já estava complicada há mais de ano, com pontos da pista que mal passavam um carro. Vários locais de risco estavam mapeados. Foi preciso o deslizamento total da pista para o bloqueio total do trânsito na serra. Agora, certamente o governo do estado terá de apressar as soluções.


O voto

Perguntado sobre em quem deverá votar para presidente da República, o governador Carlos Moisés saiu pela tangente: "A minha bandeira para as eleições, sejam elas estaduais ou a eleição nacional, é Santa Catarina. Eu vou trabalhar pelo meu Estado. Nós somos o governo mais colaborativo e eu desafio os catarinenses a encontrar uma unidade da federação mais alinhada com o governo federal, mais colaborativa com o governo federal do que a nossa."


Faltou transparência!

O líder do governo na Câmara, vereador Agnelo Miranda (PSD), também está querendo informações a respeito do Portal Transparência. Apresentou requerimento para a realização de uma sessão especial com o secretário da Administração, Antônio Arruda, para discutir a respeito do portal e suas possíveis falhas. Vereadora Suzana Duarte já tinha denunciado a respeito da precariedade de informações contidas e as dificuldades em se obter os dados com precisão.


Olivete Salmória Anterior

Olivete Salmória

Olivete Salmória Próximo

Olivete Salmória

Deixe seu comentário