<
logo RCN
Política

Olivete Salmória

As prioridades são políticas

O deputado Marcius Machado foi à tribuna, nesta semana, para solicitar que o governo, mais propriamente a Secretaria Estadual da Educação, providencie a mudança da rede de energia das escolas da rede estadual, para que suporte a ligação dos aparelhos de ar condicionado. O problema não é de hoje e antes mesmo da distribuição dos novos aparelhos nesta gestão, algumas escolas já tinham tais aparelhos encaixotados, porque não havia como ligá-los. O que me espanta é que ao determinar a compra e distribuição, a secretaria não tenha feito um levantamento para saber a situação. Não é de hoje que se conhece o problema. Não acredito que os profissionais que atuam nas escolas não tivessem conhecimento disso. Mas, é assim que funciona tudo o que é público: um setor não se comunica com o outro. Mesmo os setores de uma mesma pasta não se conectam. Desconhecem até mesmo aquilo que está no seu dia-a-dia quando a medida vem do seu superior. Não questiona nada, é omisso em tudo. Por isso, não se pode cobrar apenas das autoridades aquilo que é negligenciado pelos subordinados. Segundo o deputado, ele já havia levado o problema ao secretário e este lhe informou que estava sendo solucionado a partir das escolas do Sul do estado. Veja a incoerência! Chegando o inverno e conhecendo que a Serra registra temperaturas muito baixas, a decisão do secretário é consertar a rede de energia das escolas do Sul por primeiro. E, certamente, naquela ocasião, o deputado Marcius já deve ter alertado o secretário para isso. O governo não é sensível o bastante para detectar as necessidades de cada região e considerar as diferenças climáticas e nem mesmo o fato de que é uma região pobre, onde nem todas as crianças têm agasalho suficientes para enfrentar o frio. E não estou falando apenas da situação de Lages. Como o próprio Marcius destacou, isso se verifica nas escolas da rede estadual de Bom Jardim, de São Joaquim, de Urupema, etc... Penso que a decisão de atender primeiro as escolas da região Sul é puramente política. É com esse olhar que as decisões são tomadas no âmbito governamental. Especialmente em ano de eleição. O Sul tem muito mais votos a somar do que a Serra. E, um só parlamentar na Assembleia para cobrar as soluções.


"Esse projeto tinha intenção de otimizar reformas de escolas, praças e ginásios. Poderíamos usar estudantes de universidades para agilizar e transformar sonhos em realidade. Sou o único deputado estadual que possui uma equipe de engenharia e arquitetura e, com isso, doamos projetos para as prefeituras e as obras, realizadas através de emendas impositivas, são entregues com mais agilidade"

Deputado estadual Marcius Machado (PL), que se surpreendeu com o veto do governador ao seu projeto aprovado pela Alesc, que garantia a doação de projetos de engenharia para o governo


Relação furada

Consta que duas ruas que estavam na relação divulgada pela prefeitura, que seriam pavimentadas com os recursos do Finisa, - são elas a Ilton Machado e a Pompeu Sabatini - não receberam nenhuma obra até o momento. Criou-se a expectativa dos moradores e se viram frustrados. Em função disso, estão recebendo agora recursos estaduais e federais provenientes de emendas para a sua execução. Agora está sendo lançado edital para contratar a pavimentação de ambas.


Denominação

O Senado Federal aprovou, na quinta-feira passada, dois projetos de autoria da deputada federal Carmen Zanotto. O PLC 117, que denomina Travessia Renato Nunes de Oliveira um trecho da BR-282 em Lages; e o PLC 118, que denomina José Paschoal Baggio parte da BR-282, também em Lages. Os dois vão à sanção presidencial.


Projeto vai para à Câmara

Na manhã de sexta-feira (10) passada, o prefeito Ceron reuniu todos os vereadores em seu gabinete para falar a respeito da reforma administrativa, cujo projeto está sendo encaminhado à Câmara de Vereadores. A previsão é de que serão criadas, pelo menos, mais duas secretarias: do Planejamento e da Segurança. E seus titulares já estão mapeados: o vereador Gabriel Córdova, na primeira, e Luiz Henrique de Souza na Segurança.


Mais uma

O secretário de Estado da Administração Prisional e Socioeducativa, Edemir Alexandre Camargo Neto e o diretor do Presídio Masculino de Lages, Gilberto Vieira dos Santos, estiveram com o prefeito Ceron para ratificar o interesse na construção de uma penitenciária industrial no Morro das Pedras, Bairro Santa Clara, ao lado do Presídio Masculino de Lages. O terreno a ser desapropriado mede, aproximadamente, 40 mil metros quadrados, em que a nova unidade terá em torno de 22 mil metros quadrados, com capacidade de comportar 690 reeducandos (internos). O formato industrial se deve à finalidade de parcerias com empresas, ao utilizar locais já disponíveis na unidade ou ampliar para construção, conforme a parceria estabelecida.


Ofensa à vereadora

A vereadora Elaine Morais promete levar o caso adiante, ao que ela chamou de ofensa praticada pelo prefeito Antonio Ceron, que durante a entrega da ordem de serviço do ginásio da EMEB Professor Antonio Joaquim Henriques, no dia 2 de junho, afirmou que a vereadora teria dito que "a merenda da rede municipal de ensino é uma porcaria". Segundo Elaine, Ceron colocou palavras em sua boca, visto que ela nunca disse que a merenda era uma porcaria. Disse apenas que estava "faltando" merenda nas escolas.


Festa do Pinhão é palco para os candidatos

Embora em menor quantidade, neste ano, a Festa Nacional do Pinhão também serviu como uma espécie de passarela dos candidatos, É uma vitrine importante pelo volume de pessoas reunidas em um só local.


Candidatos também estiveram na 6ª Cavalgada do Pinhão, no sábado.

Lá estava montado o candidato a deputado estadual pelo MDB, Juarez

Mattos, acostumado à lida campeira e craque em cavalgadas. Embora

desmontado, lá estava também Mário Mota, que é candidato pelo PSD a

deputado estadual. Comenta-se que será ele o candidato da Serra escolhido

pelo PSD. Significa dizer que tanto Polaco quanto Gerson podem ser

descartados em favor de Mário.


Na primeira noite da Festa do Pinhão, desfilou por lá Décio Lima, candidato

do PT ao governo, e sua esposa, Ana Paula, que concorre a deputada federal,

foram os primeiros a passar pela festa na noite de abertura. Acompanhados

de Cláudia Bratti, candidata do PT a deputada estadual. Todos foram

recepcionados pelo prefeito Ceron.


O ex-prefeito Toni Duarte (PDT), igualmente foi à festa e conversou com o

prefeito Ceron. Toni também vai concorrer a deputado estadual pelo seu

novo partido. Aliás, pelo seu antigo partido. Não podemos esquecer que ele

já havia passado pelo PDT quando da administração de Fernando Coruja,

da qual era secretário da Saúde.

Olivete Salmória Anterior

Olivete Salmória

Olivete Salmória Próximo

Olivete Salmória

Deixe seu comentário