logo RCN
Economia

Mauro Maciel

Dívida pública do Brasil é igual a da Ucrânia

O Fundo Monetário Internacional (FMI) avalia que, este ano, o Brasil deve crescer acima da média mundial, que está em processo de desaceleração. De acordo com o relatório Panorama Econômico Mundial, a organização projeta que o Produto Interno Bruto - soma de todas as riquezas produzidas - (PIB) do Brasil deve registrar um aumento de 3,1% em 2023.  

Apesar das projeções de crescimento econômico, segundo informações do Braza Bank, o Fundo Monetário Internacional ainda espera aumento da dívida pública brasileira. A organização projeta que ela deve aumentar para 88,1% do PIB — em 2022 ela foi de 85,3%. O FMI também estima que ela deve permanecer em alta pelos próximos 5 anos, chegando a 96% em 2028. O organismo também pontua que o arcabouço fiscal não deve ser suficiente para estabilizar a dívida pública.

Trocando em miúdos, pela projeção, em 2028 a dívida pública será praticamente igual a soma de todas as riquezas produzidas, situação que praticamente inviabiliza a administração do Brasil. 

Ao analisar 36 nações emergentes, observa-se que a dívida do Brasil se posiciona como a terceira maior, empatando com a Ucrânia, cujo aumento se justifica em decorrência do conflito com a Rússia. Ela fica atrás apenas do Egito e da Argentina, esta última enfrentando uma grave crise econômica. 

Riscos

Segundo a IMF.org, entidade que avalia a economia mundial, a dívida elevada pode prejudicar a capacidade das autoridades para aumentar gastos ou reduzir impostos para compensar o fraco crescimento econômico, uma vez que os credores podem estar menos dispostos a financiar déficits orçamentários maiores. Os pagamentos de juros da dívida também afastam os gastos com educação, saúde e infraestrutura — investimentos que ajudam o país a crescer por muitos anos.

Ou seja, quando um país gasta mais que arrecada aumenta a dívida pública, cavando o próprio buraco. Caso o governo não pague os juros perde credibilidade e investimentos. Se pagar, faltam recursos para investimentos básicos em setores prioritários. 

“O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) deixou as contas do governo com um superávit de R$ 54,1 bilhões em 2022, após oito anos de déficit.”

Gazeta do Povo, avaliando o antigo governo com o atual


Sicred_ Por meio de sua Asset, o Sicredi conquistou o primeiro lugar na categoria Money Market - grupo de gestoras Especialistas, do Guia de Fundos FGV 2023. Além disso, a Asset do Sicredi ficou entre as 10 primeiras colocadas no ranking geral das gestoras Especialistas.  “É um orgulho estarmos em destaque em Money Market do Guia de Fundos FGV, pelo terceiro ano consecutivo. Contamos com uma plataforma completa de fundos para o varejo, previdência e institucional e esse resultado demonstra o quanto estamos conseguindo oferecer ótimas soluções para diferentes tipos de investidores e para estratégias distintas”, afirma Ricardo Green Sommer, diretor de Gestão de Recursos de Terceiros do Sicredi.

Sicredi 2_ Atualmente, a Sicredi Asset Management possui mais de 130 mil investidores ativos e atuação com diversos perfis de investimentos e de exposição ao risco. Nos últimos cinco anos, foi registrado um crescimento superior a 100% em seus ativos administrados. Sob a sua gestão, há mais de 50 fundos e carteiras distribuídos entre vários mercados.

Banco do Emprego_ O setor Banco do Emprego, (Prefeitura de Lages), colaborou com a empresa JBS/Seara, para preencher 50 vagas na função de auxiliar de produção, de ambos os sexos, para atuar em Lages. Os interessados deveriam comparecer quarta-feira (08). A Secretaria de Desenvolvimento Econômico está localizada Rua Manoel Thiago de Castro, nº 258, Centro, nas proximidades da Igreja Santa Cruz. Informações adicionais podem ser obtidas pelos telefones 3224-0600 e 3224-0700.

Banco do Emprego 2_ “Importante destacar que o Banco do Emprego disponibiliza diversas outras vagas de trabalho em diferentes áreas”, explica o secretário de Desenvolvimento Econômico, Álvaro Joinha. “É fundamental que as pessoas estejam com o cadastro atualizado junto ao Banco do Emprego, para que, assim que surja oportunidade, sejam encaminhados para a entrevista”, acrescenta.


Mauro Maciel Anterior

Mauro Maciel

Mauro Maciel Próximo

Mauro Maciel

Deixe seu comentário