logo RCN
Economia

Mauro Maciel

Dia 24 tem Feirão do Emprego no calçadão

Para facilitar a vida de quem busca uma colocação no mercado de trabalho, ou pretende trocar de empresa, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Lages realiza, dia 24 de outubro, a 3ª edição do Feirão do Emprego. O evento será no Calçadão da Praça João Costa, das 9h às 16h. 

Segundo informações da jornalista Daniele Melo, a edição mais recente, em maio de 2023, contou com a adesão de 23 instituições e 16 empresas promotoras de atendimentos no local. As instituições e empresas parceiras estarão divididas em stands para atendimento direto à população por seus profissionais de Recursos Humanos (RH). Guichês do Banco do Emprego e stands empresariais estarão dispostos no Espaço Cultural Aristiliano Ramos e, as instituições de parcerias, do lado de fora, em tendas na Praça.

Para fazer parte do processo de seleção de profissionais, as pessoas deverão se dirigir ao Feirão do Emprego e apresentar os seguintes documentos pessoais: Documento oficial de identidade com foto, Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) e comprovante de residência. A Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Turismo, através do setor Balcão Cidadão, disponibilizará, no local, a confecção da Carteira de Trabalho Digital.

Foto: Toninho Vieira / PML


“O estudo parte do princípio de que a indústria é o motor do desenvolvimento. Países e regiões mais industrializados são mais desenvolvidos e esta proposta indica caminhos para que as lideranças estaduais e regionais criem estratégias de desenvolvimento atraindo novos segmentos industriais que sejam complementares e coerentes com a estrutura econômica já existente.” 

Presidente da Fiesc, Mario Cezar de Aguiar, sobre proposta de diversificação da economia regional, lançada na quinta-feira (19)


Empregos_ A exemplo do restante do Brasil, a Serra Catarinense sentiu o desaceleramento da economia, mas o resultado de geração de empregos do primeiro semestre não foi tão ruim. Os 18 municípios da Serra Catarinense totalizam 1.088 vagas, a maioria em Lages, que criou 586 novos postos. Em segundo lugar, com 189, está Otacílio Costa; Bom Retiro aparece em terceiro com 96 e em quarto Correia Pinto com 68. 

Enchentes _ O Conselho das Entidades Empresariais de Santa Catarina (COFEM) solicitou ao governador Jorginho Mello, medidas para minimizar o impacto das enchentes na economia catarinense. As providências demandadas são o adiamento de prazos para pagamento de impostos, tributos e taxas estaduais, parcelas de financiamento de empréstimos junto à Agência de Desenvolvimento (Badesc), bem como a criação de linhas de crédito especial para empresas impactadas pelas enchentes.

Diversificar_  A Federação das Indústrias (Fiesc) lançou ontem uma proposta para ampliar a diversificação industrial de Santa Catarina. O trabalho, realizado em parceria com a UFSC, propõe estratégias de diversificação para as 20 microrregiões catarinenses, valorizando os setores consolidados, mas propondo um caminho para atrair setores complementares que possam contribuir para o aumento da industrialização local Na página ao lado, leia o estudo sobre a Serra Catarinense. 

Diversificar 2_ O economista-chefe da FIESC, Pablo Bittencourt, explica que o estudo está dentro de uma perspectiva de política industrial chamada de Autodescoberta - fundamentada no trabalho de dois professores de Harvard. “A ideia central é identificar quais são os setores produtivos e os produtos que têm elevada probabilidade de dar certo nas regiões, ao mesmo tempo em que diversificam e sofisticam a indústria local”, afirma.


Mauro Maciel Anterior

Mauro Maciel

Mauro Maciel Próximo

Mauro Maciel

Deixe seu comentário