<
logo RCN
Contemporânea

Débora Bombílio

Presença feminina cresce 40,5% em novas empresas de Santa Catarina

Santa Catarina é considerado um estado promissor e com bons números na abertura de novos negócios. De acordo com dados da Junta Comercial do Estado de Santa Catarina (Jucesc), entre julho e setembro de 2024, SC registrou a abertura de 65.361 novos negócios, um crescimento de 10,9% em comparação ao mesmo período do ano passado. Outro destaque é que a participação feminina continua a crescer, com 40,5% dos 87.244 novos sócios sendo mulheres.

Ainda segundo a Jucesc, no terceiro trimestre de 2024, a maior parte dos novos sócios está na faixa etária dos 21 a 30 anos, com 26.849 registos, ou seja, 30% do total.

Entre as empresas recém-abertas no último trimestre, se destacaram cinco atividades: promoção de vendas, serviços de apoio administrativo, comércio de vestuário e acessórios, obras de alvenaria e cabeleireiros, manicure e pedicure. Essas informações são da Jucesc, órgão vinculado à Secretaria de Estado da Indústria, Comércio e Serviço (Sicos).

 

Nota 10 na baliza!

Marcando uma revolução na exploração espacial, a SpaceX conseguiu estacionar parte do maior foguete do mundo de volta na plataforma de lançamento.

A missão foi dividida em duas partes: O Starship fez um voo bem-sucedido por mais de 1h e pousou no Oceano Índico como planejado. Já o propulsor — a parte de baixo do foguete que tem a altura de um prédio de 20 andares — voltou de ré e encaixou perfeitamente em dois braços mecânicos.

Talvez você não tenha noção da dimensão...

Historicamente, investir em exploração espacial custa muito caro. Para se ter noção, entre construção e lançamento, enviar uma nave da Nasa ao espaço pode sair por US$ 2 bilhões.

O principal motivo é que todo foguete usado é quase totalmente destruído. É como se todo voo destruísse o avião após ele pousar. Sua eurotrip sairia bem mais cara.

Por isso, fazer um foguete dar ré virou um lema para Musk e todo o time da SpaceX. Em 2015, eles conseguiram pela primeira vez, mas com uma nave bem menor, a Falcon 9.

Agora, 9 anos depois, ao conseguir estacionar o maior foguete do mundo, eles provam que o custo de viagens espaciais — e de uma colonização em Marte — diminuiria significativamente.

Estima-se que as missões com os foguetes reutilizáveis da SpaceX custem 30 vezes menos. Neste vídeo de 2022, o próprio Musk explica como funciona.

Nas palavras do próprio Musk, CEO da SpaceX, a meta é que a empresa coloque os primeiros seres humanos em Marte daqui a 4 anos.

  

Empresários portugueses do mundo do vinho e do azeite de oliva visitam a Villa Francioni

Nesta semana, a vinícola pioneira em vinhos de altitude, a Villa Francioni, de São Joaquim, recebeu uma visita ilustre: a comitiva composta por profissionais e empresários das áreas de vitivinicultura (vinho) e olivicultura (azeite de oliva) de Portugal. Eles foram recebidos pelo enólogo Nei Rasera, que os conduziu pelos cinco andares de vinícola e a degustação na sala VIP.         

A visita, organizada pela Vinhos de Altitude Produtores e Associados, por meio do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), rendeu uma troca enriquecedora de experiências, com foco na Identidade Geográfica (IG).

 

Lançamento literário na capital

No último domingo (13), durante a Mostra de Cinema Infantil, no CIC, também aconteceram lançamentos literários para o público infantojuvenil, e um deles se destacou por trazer um tema de fundamental importância para ser discutido na sociedade atual: "Neurodivergente". O livro foi criado a partir da experiência da fonoaudióloga Tatiane Moraes Garcez em seu trabalho com pessoas com deficiência intelectual, autismo, síndromes e outras condições neurodivergentes. A história ganha vida (e muitas cores) pelas criativas ilustrações de Bernardo Bertoli Amin, que desenvolveu cada personagem para aproximar e encantar todos os leitores, "tenham eles mentes típicas ou atípicas, sejam eles adultos ou crianças", destaca o publicitário. 

Outubro Rosa: A cirurgia plástica além da estética após a retirada da mama

Com a chegada do Outubro Rosa, mês de conscientização sobre o câncer de mama, o foco das campanhas está em alertar a população sobre a importância do diagnóstico precoce e do cuidado com a saúde da mulher. Além do tratamento da doença, um aspecto que muitas vezes é deixado em segundo plano, mas que desempenha um papel crucial na recuperação emocional e física das pacientes, é a cirurgia plástica reconstrutiva.

A mastectomia, retirada total ou parcial da mama, é um procedimento frequente no tratamento do câncer de mama. Contudo, esse procedimento impacta profundamente a autoestima e a qualidade de vida das mulheres. É aqui que a cirurgia plástica vai além da estética, promovendo a reabilitação da mulher, tanto no aspecto físico quanto emocional.

Segundo o Dr. José Barros Neto, cirurgião plástico, a reconstrução mamária é mais que uma questão estética: “Ela oferece às pacientes a oportunidade de recuperar a confiança em sua imagem corporal e retomar suas vidas com mais autoconfiança. Esse tipo de cirurgia, quando bem planejada e executada, é um fator decisivo na superação emocional do câncer.”

O Outubro Rosa reforça que cuidar da saúde vai além da prevenção. Para muitas mulheres, a reconstrução mamária representa o recomeço após a batalha contra o câncer. E a cirurgia plástica, muito além do fator estético, tem um papel fundamental nesse processo de cura e reabilitação, devolvendo o senso de integridade e empoderamento às pacientes.


Bom Jardim da Serra está entre os 14 destinos brasileiros reconhecidos na Premiação TOP 100 Stories da Green Destinations

Bom Jardim da Serra está entre os quatorze destinos brasileiros que foram selecionados entre as melhores histórias de boas práticas em turismo responsável no mundo, como parte da renomada premiação anual promovida pela organização holandesa Green Destinations, o chamado TOP 100 Stories 2024. O destaque que garantiu a premiação de Bom Jardim da Serra,  foi sobre o papel das fazendas históricas na promoção e fortalecimento do turismo local.

O TOP 100 Stories, que integra a programação da Conferência Global Green Destinations 2024. é uma competição internacional que celebra destinos que demonstram soluções inovadoras e responsáveis para superar desafios na gestão turística, com ênfase em áreas como educação, preservação ambiental e inclusão social. 

Produtores da Serra ampliam comercialização de produtos locais

Unindo sabores autênticos como do mel, queijos, salames, chocolates, geleias, bolachas e licores, kombuchas, cucas, os kits personalizados criados por produtores da Serra Catarinense estão, não apenas encantando os paladares, mas também impulsionando a economia local. Com o apoio do Banco da Família, 25 empreendedores rurais se reuniram para levar suas delícias à Expolages 2024.

 À medida que as festas de fim de ano se aproximam, os produtores da Serra Catarinense estão aproveitando a oportunidade para lançar cestas personalizadas.

Os canais de vendas, abertos pelo Banco da Família, geram impacto na economia local, atendendo consumidores que buscam por produtos locais de alta qualidade. “A demanda cresce a cada ano, demonstrando o potencial produtivo e a qualidade dos produtos da Serra Catarinense. O apoio que o Banco da Família entrega, impulsiona de forma relevante o faturamento dos produtores e traz visibilidade à região” afirma Geórgia Michielin Schmidt, diretora-administrativa do Banco da Família.

Desde sua fundação, em 2019, o programa Produtores da Serra já vendeu mais de 124 mil itens, garantindo um faturamento de aproximadamente R$ 1.9 milhão, distribuídos em 12 pontos de venda. 

“O programa está em expansão, com planos para a inclusão de mais participantes. Nossa missão é continuar a fortalecer os pequenos produtores e aprimorar a comercialização de seus produtos,” enfatiza Geórgia. 

Para participar do programa, os interessados precisam atender a critérios de regularização de alvarás sanitários e de funcionamento e passar por avaliação da equipe de Responsabilidade Social no Banco da Família. Empresas que desejam adquirir esses produtos podem encontrar mais informações no telefone (49) 98408-1892 ou no site bf.org.br/produtores-da-serra/

  

Destaque para Tatiane de Liz e Paula Gracietti, essas duas mulheres lindas e competentes que iniciam uma nova história com o novo espaço da Audere Clínica.

 

Todo o amor de Bruna Pimentel e Juliano Assink           Foto: Nando Velho
 

“Poucas missões são mais nobres na vida do que a de repassar conhecimento aos outros. Seja qual for a área, os professores são aqueles que abrem as portas”.

Homenagem a todos os professores

 


Debora Bombílio Anterior

Debora Bombílio

Débora Bombílio Próximo

Débora Bombílio

Deixe seu comentário