logo RCN
Cotidiano

Carla Reche

A arte de luto

E chamou minha atenção a atitude de um garoto que com algumas amigas da escola passavam em frente ao Teatro Marajoara. Espantado, ele olha para as garotas e diz: “Vocês viram que o teatro fechou? Não acredito nisso. O que será que aconteceu?” Ouvindo a conversa, parei minha caminhada e contei o que estava se passando com um dos poucos espaços culturais ainda existentes em Lages.  E a resposta dos jovens foi: “não acreditamos”. Pois, então, eu também ainda não acredito que as grades continuam proibindo o acesso ao importante espaço cultural, que na vitrine não se vê mais cartazes anunciando peças teatrais, apresentações musicais, festivais... O que continua exposto por lá é uma folha tamanho ofício tentando explicar o porquê de o Teatro Marajoara ter fechado. E como o diálogo entre prefeitura e proprietários do antigo cinema de rua não deu liga, o jeito agora é aguardar a decisão dos proprietários a empresários interessados em assumir o local.  Tem certas atitudes que me deixam sem saber o que pensar. Tanta coisa já perdida, esquecida...

O símbolo da arte e da cultura vem sendo menosprezado. Marajoara continua com cortinas e grades fechadas


No prato

E olhem só isso. Uma pesquisa chamada “Saúde Cardiovascular da Mulher Brasileira”, realizada pela Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo, chegou à seguinte conclusão: 60%, isso mesmo, 60% das mulheres entrevistadas disseram não consumir frutas, legumes e verduras diariamente. Meninas, prestem atenção: o consumo diário desses alimentos pode reduzir em até 30% o risco de um infarto.


O fotógrafo Nando Velho captou a felicidade do casal Isadora Battirola Rigon e Lucas Vettorello, no momento em que a criadora de conteúdo digital e o empresário anunciam que o pequeno Terence está a caminho


Incrédula

E dá para acreditar nisso?  De acordo com previsões meteorológicas, final de outubro e início de novembro tem mais frio à vista. Há quem arrisque a dizer ainda que a chuva não vai chegar sozinha, não. Com ela vem uma nova frente fria, chuva congelada e até mesmo neve? De acordo com a Epagri/Ciram, “não há registro histórico de neve na região serrana nesta época...Então, preparem-se porque a região vai ter temperaturas abaixo de zero.  Era só o que faltava mesmo.  E lá vamos nós tirar os cobertores, meias, botas... Este inverno virou um chiclete e não tem jeito de largar do nosso pé.


“Beijo bom”

Em 2009, Felipe Xafranski compôs “You can fly” e a música teve milhões de acessos, chegando a ficar no topo das paradas da MTV Brasil e de outros 25 países. Então resolveu escrever um livro, que também fez o maior sucesso. “Como se Tornar Popular” é uma espécie de guia para ajudar jovens a vencer a timidez e isso fez com que Felipe fosse convidado a proferir palestras pelo país. E ele não parou por aí: foi Mister Simpatia SC, promoter, abriu uma agência de modelos e virou empresário (abriu em Lages lojas de Açaí e a conhecida Rede Gula) e tudo e isso sendo feito com o maior carinho e dedicação.  Mas a música, ah, a música sempre esteve presente em sua vida, como ele mesmo publicou recentemente em suas redes sociais.  Diz aí Felipe: “É, eu mudei e não foi pouco! Esse ano fui colocado em uma panela de pressão, de tudo o que eu construí, sobrou meu sonho, na verdade é só isso que importa e hoje eu entendo! Obrigado por tanto carinho nessa minha nova fase. Não tenha medo, arrisque, faça por você, abra sua mente para o novo e liberte-se”. E foi exatamente isso que o Felipe fez: libertou-se e agora desfilando com novo visual, se lançou pra valer na sua carreira musical. Tanto que “Beijo Bom”, disponível em todas as plataformas, anda fazendo o maior sucesso.

 

E o @fexaf investindo em sua carreira musical. “Beijo Bom” está disponível em todas as plataformas digitais (Foto: Hans Peter)


The end

E no domingo, dia 30, o povo brasileiro vai escolher quem fica à frente do país por mais quatro anos.  E eu dou graças a Deus que este período eleitoral está acabando, porque eta época difícil de engolir, de tentar entender o comportamento das pessoas. De tentar entender a disseminação do ódio, de fake News. Tentar entender brigas, bate-boca, ofensas, entre familiares, amigos e colegas e por causa do quê? Por causa da política, por causa da opinião diferente da sua. Então, “se você exige respeito, seja uma pessoa digna de respeito. Se você exige o direito de liberdade, não tente tirar a liberdade dos outros. Se você gosta de mostrar sua opinião, vai ter que aprender a aceitar a opinião dos outro”. Que isso tudo que temos vivenciado nos sirva de lição, nos sirva para mostrar que nada, absolutamente nada do que pensamos, de como nos comportamos ou de como agimos, têm o direito de nos tomar o que levamos anos para conquistar, para manter por perto, ou seja, nossa família, nossos amigos, afinal, quem vencer o embate de domingo nem sabe da nossa existência e a gente desfaz amizades, bloqueia familiares nas redes sociais por causa de política? Ah, de onde vem esse atraso todo?

 

Curtas

*Através de uma das produções realizadas pela TV Câmara, conheci no youtube um pouco da história do seu Alfredo Rotta.  Não tem como não nos cativar a simpatia e o bom humor desse senhor que é voluntário e cuida sozinho  da horta comunitária do Bairro Gethal e aos 92 anos, recém completados.

*Os países nórdicos dominam os primeiros lugares do ranking deste ano do Relatório Mundial da Felicidade, elaborado pelas Nações Unidas. A Finlândia é o país mais feliz do mundo e é líder no quesito há cinco anos, seguido pela Dinamarca e Islândia. Para chegar ao resultado, foi levada em consideração seis variáveis: PIB per capita, apoio social, expectativa de vida saudável, liberdade para fazer escolhas na vida, generosidade e percepções de corrupção.

*Nesta lista, o Brasil ocupa a 38ª posição. O país já havia conquistado o 22º em 2017 e 2018. Em 2019, nossa nação saiu do top 30 e vem perdendo posições ano a ano.

Carla Reche Anterior

Carla Reche

Carla Reche Próximo

Carla Reche

Deixe seu comentário