logo RCN
Tradicionalismo

Bia Melo

Por que, então, que começam a surgir os “esboços” do que será o nosso Estado? Até então, essa região era uma espécie de terra de ninguém, uma área de dono indefinido, que ficava entre as possessões portuguesas e espanholas. Ambas as Coroas adotavam uma política expansionista, e estavam interessadas em ocupar o máximo possível de território. Portanto, mais cedo ou mais tarde, terminaria havendo um confronto na área do Rio Grande do Sul, na medida em que, se uma das potências decidisse fundar um núcleo de colonização, a outra imediatamente reagiria.

E foi o que aconteceu. Dom Pedro II de Portugal, que foi regente de 1668 a 1683 e rei de 1683 a 1706, decidiu que o Império Português deveria ocupar a margem esquerda do Rio da Prata. E doou, em 1674, duas capitanias “nas terras que estão sem donatários” ao longo da costa e até a “boca do Rio da Prata”. Essa doação foi confirmada dois anos depois por uma Bula Papal, que considerava que o Bispado do Rio de Janeiro tinha como limite no Sul o Rio da Prata.

A colônia foi fundada em primeiro de janeiro de 1680, nas margens do Rio da Prata. Era uma espécie de ponta de lança da presença portuguesa — estava muito afastada de qualquer outro ponto de colonização lusa no Brasil. Por isso, foi facilmente capturada pelos espanhóis em agosto do mesmo ano.

A partir de então, portugueses e espanhóis se revezaram constantemente na posse da Colônia de Sacramento. Os tratados, que determinam sua posse, se sucedem. E, enquanto isso, os portugueses começam a estabelecer um novo ponto de apoio na ocupação do território do sul: Laguna, no atual Estado de Santa Catarina, que foi fundada em 1684 para servir como apoio para Sacramento. E é a partir de Laguna que vai se iniciar realmente a ocupação do território gaúcho. 

Fernando Teixeira e Taise Souza Luiz, casal presidente do Clube Astrea, de São Joaquim, estão a mil nos preparativos do Baile da Primavera, que acontece no próximo dia 06 de  agosto na cidade de São Joaquim. A animação fica por conta do Grupo Tchê Garotos. Um fandango imperdível!! Informações e vendas de mesas e ingressos na secretaria do clube ou pelo fone (49) 3233- 0435.


Brindar a amizade é sem dúvida o gesto mais bonito! Ramiro Amorim, Joacir Borges (Vacaria) e Heron Ribeiro brindam com sorriso estampado no rosto a verdadeira amizade


E viva São João!! Família Coelho Lopes, Emilio, Sadiana, Gabriela, Tina e Gabriel, receberam os amigos em Capão Alto com muitas guloseimas e animação para comemorar  os festejos juninos.

Bia Melo Anterior

Bia Melo

Bia Melo Próximo

Bia Melo

Deixe seu comentário