<
logo RCN
Tradicionalismo

Bia Melo

Tropeirismo: O fim de um ciclo

A atividade de tropeiragem teve seu auge entre 1725 e o final do século, quando a atividade mineradora começou a declinar. Nessa época, entretanto, um novo produto permitiu que o Rio Grande do Sul continuasse a desempenhar o seu papel de fornecedor de outros centros produtores brasileiros. Era o charque, que começou a ser produzido na região de Pelotas por volta de 1780. Com ele, os rebanhos gaúchos encontrariam uma nova destinação.

Entretanto, os tropeiros continuaram a percorrer os caminhos do Sul, ainda que em menor escala. A tropeiragem sofreu um grande baque com a instalação das ferrovias, no final do século XIX. Manteve-se, contudo, em menor escala, até a década de 50 do século XX.

Fonte: RS virtual


O Dia das Crianças foi comemorado no Lages Garden Shopping, no Programa Oh De Casa, com apresentações artísticas dos CTGs de Lages. O CTG Barbicacho Colorado participou com sua Invernada Mirim.


O CTG Planalto Lageano também mostrou seu trabalho com a Invernada Mirim, na transmissão do Programa Oh de Casa, especial Dia das Crianças!


A Invernada Mirim do CTG Anita Garibaldi realizou sua apresentação no Programa Oh de Casa, no Lages Garden Shopping, na última terça feira (11), alusivo ao Dia das Crianças


A cidade de São Joaquim foi palco de um evento que mobilizou mulheres de todo o estado. A 3ª Cavalgada Brutas no Comando foi um sucesso. Contou com mais de 300 participantes, no último domingo (9). Na foto, um registro da diretoria.

Grupo de cavaleiras de Bom Jardim da Serra, uniformizadas, marcou presença na Cavalgada da BNC de São Joaquim.

O grupo superanimado de São Joaquim mostrou alegria e descontração no evento.

Bia Melo Anterior

Bia Melo

Bia Melo Próximo

Bia Melo

Deixe seu comentário