<
logo RCN
Tradicionalismo

Bia Melo

Tropeirismo

O gado

Antes de se analisar a atividade dos tropeiros é preciso lembrar da origem da riqueza que exploravam: o gado disperso pelos campos gaúchos.

No início do século XVII chegaram jesuítas à região formada pelos atuais estados do Paraná e Rio Grande do Sul. Esses padres estabeleceram as Missões Jesuíticas, onde reuniam, em torno de pequenos grupos de religiosos, um grande número de índios guaranis convertidos. Para sustentar essas populações, foi introduzida a atividade pecuária, com o gado solto nas pradarias.

Em 1628 já havia relatos sobre a presença de rebanhos nas reduções jesuíticas. Mas acredita-se que tenham levado os animais da margem direita para a esquerda do rio Uruguai em 1629, dando origem a um rebanho imenso que ficaria conhecido como Vacaria do Mar, na área situada entre a Laguna dos Patos e os rios Jacuí e Negro. Essa Vacaria era regularmente predada por espanhóis e portugueses, e para garantir o gado os jesuítas criam a Vacaria dos Pinhais, na região de campos de cima da serra que ficou conhecida como Campos da Vacaria.


Foi aberto oficialmente, na quarta-feira (31) o Festival Nacional da Truta (Fenatruta)

Na sua 6ª edição, no município de Urubici, no Eco parque Cachoeira Papuã, um lugar encantador, com grandes atrativos turísticos. Elysa Sant'Ana de Liz, presidente da Pouserra, foi excelente anfitriã e recebeu autoridades, convidados e amigos no lançamento da 6ª edição do Festival da Truta. Uma festa linda! Parabéns!!


Presenças marcantes no lançamento do Festival Nacional da Truta (Fenatruta). A secretária de Turismo, Marinês Walkowski, a jornalista Karla Cruz, a prefeita de Urubici, Mariza Costa e Morgana Albanaz.


O lançamento da Festa Nacional da Maçã, no Lages Garden Shopping, no dia 30, foi   coroado de muito sucesso. Na foto o presidente da Comissão Central Organizadora, Fabiano Padilha; a vice-prefeita de São Joaquim, Ana Melo; a realeza da festa, Anãndria Guimarães Nunes, Lais Matos de Liz; o prefeito Giovani Nunes, Ana Paula Lemos, e a  diretora  de cultura, Maria Alice de Souza. O evento vai acontecer de 07 a 11 de setembro em São Joaquim.


Jones Andrei Vieira participou no dia 27 deste mês e conquistou o 1º lugar no 29° Ronco do Bugio, na cidade de São Francisco de Paula, Rio Grande do Sul. Ele venceu com a música "Só São Chico Tem". Letra de Paulo Ricardo Costa e música de Daniel Silva, juntamente com os músicos que defenderam essa obra, Reginaldo Färber, André Alano, Ciro Rafael, Fabricio Vieira e o Franciscano Ariel Reis! Parabéns aos envolvidos!!

Bia Melo Anterior

Bia Melo

Bia Melo Próximo

Bia Melo

Deixe seu comentário