logo RCN

Ampliação do Hospital Tereza Ramos resulta em mais de 200 vagas para cirurgias eletivas por mês

Na última segunda-feira (4), foram abertos mais 6 leitos de UTI na nova ala do Hospital Tereza Ramos (HTR), em Lages, totalizando 36 leitos de UTI adulto. "É uma ampliação importante já que, há um ano, tínhamos somente 10 leitos de UTI", afirma o diretor do Hospital, Maurício Batalha.

Os novos leitos fazem parte de um processo de ampliação do Hospital, que envolve também reformas e novas contratações. Os investimentos são fundamentais para aumentar a oferta de exames, leitos de UTI e cirurgias eletivas cuja demanda tem sido alta na região serrana de Santa Catarina.

Segundo Batalha, o aumento de leitos de UTI adulto é importante não só para a região, mas também para todo o estado. "O Tereza Ramos é um hospital estadualizado, tanto que temos hoje a unidade de queimados, que atende toda Santa Catarina, e a UTI neonatal, que também, muitas vezes, atende crianças de outras regiões do estado", destaca.

Além da abertura de UTIs, foi ampliada, também, a nova ala do Bloco II, onde haviam 27 leitos oncológicos e agora são 31, e está em andamento a reforma do 5º andar do Hospital, que, nos próximos dias, deverá abrir mais 15 leitos prioritariamente de isolamento, o que deve liberar mais leitos clínicos para o Hospital.

"Estamos conseguindo realizar entre 14 e 17 cirurgias por dia e uma média de 230 a 240 cirurgias por mês, e temos a expectativa, para os próximos dias, de abrirmos outros leitos clínicos, com a chegada de novos técnicos de enfermagem, novos enfermeiros e médicos. Assim, o hospital chegará a uma capacidade instalada de aproximadamente 280, 290 leitos para atender toda a nossa população lageana, serrana e catarinense", afirma o diretor do HTR.


Novas contratações

Além da infraestrutura, a ampliação também ocorre no número de funcionários e profissionais trabalhando no Hospital. Segundo Batalha, são mais de 170 servidores contratados entre maio, junho e julho. Também foi encaminhado à Secretaria de Saúde do Estado o termo de referência para contratação por licitação de profissionais anestesistas (pessoa jurídica), com a possibilidade de aproximadamente 400 procedimentos anestésicos por mês, além de 250 consultas pré-operatórias com os anestesistas.

Também foi lançado edital para contratação de radiologistas (pessoas jurídicas) para elaboração dos laudos de raio-x e tomografia. As propostas serão recebidas até o dia 22 de julho pelo setor de licitações da Secretaria de Saúde. Já para contratar radiologistas para alguns tipos de ultrassom, um novo edital deverá ser lançado nos próximos meses.

"Chegamos a ter aproximadamente 8 mil laudos represados, hoje são cerca de 3.700. O hospital está contratando o serviço de tele-laudo, serviço remoto que possibilitará o fornecimento de mais mil laudos por mês por licitação", explicou o diretor do hospital.

"Essa ampliação é um grande ganho para todo o estado, para a região serrana e para a nossa cidade de Lages. Teremos os profissionais capacitados, médicos, além dos plantonistas os rotineiros, que são médicos que acompanham os pacientes todos os dias. O médico rotineiro fica de 4 a 6 horas acompanhando a UTI, e o plantonista faz aquele serviço de acompanhamento 24 horas do paciente. Esses médicos rotineiros também são um grande ganho, pois antes não havia", finalizou.

Melhorar a estrutura e o atendimento hospitalar tem impacto direto nos indicadores que medem a qualidade e a expectativa de vida da população no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), que é foco do Programa Gente Catarina, conjunto de políticas públicas do Governo de Santa Catarina com foco na melhoria do IDH das cidades atendidas na Serra Catarinense.

Pediatria será transferida da UPA para o Tito Bianchini Anterior

Pediatria será transferida da UPA para o Tito Bianchini

Decretada Situação de Emergência em Saúde Pública, em Lages Próximo

Decretada Situação de Emergência em Saúde Pública, em Lages

Deixe seu comentário