Quem pretendia embarcar no primeiro voo da Azul Linhas Aéreas, do Aeroporto Regional do Planalto Serrano, em Correia Pinto, com destino a Campinas (SP), terá que esperar mais alguns meses. Em nota, a empresa afirmou que não vai mais iniciar a operação em 31 de janeiro. A nova data, agora, é 4 de abril deste ano.
A Azul esclarece que, pela necessidade de ajustes operacionais em sua malha, postergou o início dos voos. A partir de abril prevê a manutenção das seis frequências semanais para Campinas. Os voos serão de segunda-feira a sábado, com pouso à 0h20 e decolagem do Aeroporto Regional da Serra Catarinense às 6h15min.
Quem já comprou a passagem tem três opções: remarcar suas viagens, deixar o valor pago em crédito para outros voos com a Azul ou, ainda, solicitar o reembolso integral dos bilhetes.
Em março de 2020, em função da pandemia, a Azul suspendeu as operações no Aeroporto Federal de Lages. Desde então anunciou o início das operações em Correia Pinto para quatro datas distintas. A primeira era setembro de 2021, depois novembro do mesmo ano, 31 de janeiro deste ano e finalmente 4 de abril. A aeronave utilizada deve ser uma Embraer 195 E1, com capacidade para 136 pessoas.
As obras do Aeroporto Regional foram iniciadas em 2002 e sua história é marcada por várias paralisações em função da falta de recursos federais. Até agora, em praticamente 20 anos, o único voo comercial foi realizado pela empresa Aerosul Linhas Aéreas em 30 de setembro do ano passado. A aeronave partiu de Correia Pinto com destino a Florianópolis.
A procura por esse voo foi ínfima, já que o trajeto é facilmente percorrido de carro. O interesse das populações da Serra Catarinense, Meio Oeste e Alto Vale do Itajaí é por São Paulo. Eram pessoas dessas três regiões que praticamente lotavam todos os voos que partiam ou chegavam em Lages até março de 2020.
Segurança
A guarnição do Corpo de Bombeiros de Lages, com dez integrantes, que vai atuar na seção de combate a sinistros e incêndios no Aeroporto Regional da Serra Catarinense, em Correia Pinto, realizou uma série de treinamentos com a equipe que trabalha no aeroporto Humberto Ghizzo Bortoluzzi, de Jaguaruna, no Sul do Estado.
Lá, as equipes conheceram a rotina do terminal e receberam orientações sobre o serviço de urgências e combate a atendimentos de sinistros.
Integrada por 10 bombeiros militares do Corpo Temporário de Inativos da Segurança Pública (CTISP), a equipe recebeu instrução e treinamentos básicos, ministrados pela própria guarnição do aeroporto. O treinamento faz parte da preparação do grupo para o início das operações no terminal do Aeroporto Regional da Serra catarinense.
Deixe seu comentário