<
logo RCN

Turismo: Com projeto, Urupema sai na frente

A implantação da Rua Coberta em Urupema, nome da estrutura é provisório e outro será escolhido, é considerado um marco na exploração do turismo no município. Não há nada parecido nos 18 municípios da Serra Catarinense e, com ele, Urupema passará a oferecer opções na área rural e também na urbana. A estrutura ocupará trecho da Rua Florisnaldo da Silva Muniz, no Centro.

A previsão da entrega das obras é para o mês de setembro. Coberta com vidro, a rua abrigará um café, um bistrô, um empório para produtos coloniais e uma loja de artesanato, empreendimentos que serão licitados. "Não queremos colocar muitas coisas. Nosso objetivo é que o turista também circule pela cidade e aproveite outras opções. Queremos promover um crescimento em toda a cidade e não só nessa ferramenta turística", explica a prefeita em exercício, Cristiane Muniz Pagani Almeida.

Cristiane lembra que o projeto foi idealizado há quatro anos, na primeira gestão dela e do prefeito Evandro Frigo. Duas arquitetas locais foram chamadas e desenvolveram. Depois, iniciou-se a busca dos recursos necessários. Ela e o prefeito estiveram em duas oportunidades no Ministério do Turismo, em Brasília. Mas também conseguiram mostrar o projeto ao governador de Santa Catarina, Carlos Moisés. "Ele sugeriu alterações. Pediu uma rua mais fechada. O projeto inicial era praticamente só a cobertura."

As mudanças foram feitas e aprovadas no mês de setembro passado pelo Estado, que está financiando a obra. O custo se aproximará dos R$ 5 milhões. A proposta é composta de quatro usos principais: a via de pedestres exclusiva e a via de veículos em sentido único fora da cobertura; área destinada a espaços comerciais (gastronômicos e culturais) com atendimento em dois níveis (térreo e mezanino), área de descanso - que inclui bancos para descanso e contemplação - e área de lazer, no térreo e no superior, com pátios cobertos e com pérgola e poltronas suspensas e palco, além de sanitários públicos e acessibilidade total.

Entretenimento à população

Cristiane sabe que a estrutura alavancará o turismo no município, mas defende que é algo também para a população local, que nos meses mais frios do ano, geralmente, fica em casa. Será um espaço de lazer, entretenimento e de encontro entre as pessoas. "Queremos certamente o desenvolvimento de todo o município e certamente essa rua vai estimular outros lugares para os turistas. É isso que almejamos. O turismo será a nossa segunda fonte de renda. Atualmente, nossa base econômica é uma agricultura."


Capital Nacional do Frio

O município de Urupema, famoso por registrar as menores temperaturas do país no período de inverno, é oficialmente a Capital Nacional do Frio. O título veio com a sanção do Projeto de Lei 14.255/2021 pelo Governo Federal, e passou a valer a partir do dia 1º de dezembro do ano passado.

Com uma altitude média de 1.425 metros acima do nível do mar, Urupema tem 2,5 mil habitantes. A foi oficializada ao ser criada em 1989, sendo emancipada do município de São Joaquim, e desde então, reivindicava o reconhecimento nacional envolvendo as baixas temperaturas.

Fonte: Santur

Audiência pública da concessão do Complexo Turístico da Serra do Rio do Rastro será no dia 15 Anterior

Audiência pública da concessão do Complexo Turístico da Serra do Rio do Rastro será no dia 15

Urubici comemora 65 anos Próximo

Urubici comemora 65 anos

Deixe seu comentário