Serra Catarinense: Março tem Vindima, a celebração da uva e do vinho
A mudança da cor dos vinhedos anuncia a chegada de novos aromas e enche de beleza os olhos. Ela revela que o estágio é ideal para a colheita. E esses frutos, em breve, se tornarão os mais nobres vinhos finos de altitude.
Esta celebração representa o trabalho, o esforço, a dedicação e a paixão de todos que respiram a atmosfera do vinho. Afinal, trata-se do sucesso de mais uma safra que merece ser recebida com muita alegria.
A comemoração da 8ª Vindima de Altitude de Santa Catarina ocorre de 4 a 27 de março, quando as vinícolas localizadas na Serra Catarinense e Vale do Contestado, abrem espaço para visitantes vindos de todo o Brasil e os recebem com uma programação especial, que reúne os bons vinhos finos de altitude, gastronomia e cultura.
O público poderá visitar os vinhedos, relaxar nos sunsets ou piqueniques, degustar vinhos premiados durante almoços e jantares harmonizados, tudo isso acompanhado de inúmeras atrações culturais.
Em 2022, a expectativa é de que sejam colhidas cerca de 1,2 milhão de quilos da fruta e produzidas mais de 1,5 milhão de garrafas de vinho de altitude.
O lançamento oficial da programação ocorreu dia 17, na Sede do Sebrae, em Florianópolis. O presidente da Associação Vinhos de Altitude - Produtores e Associados, Humberto Conti destaca que o vinho produzido na Serra Catarinense vive um grande momento e a Vindima é o reconhecimento do trabalho realizado desde o cultivo das uvas viníferas até a produção de vinhos premiados, produção essa que já tem o Selo de Indicação Geográfica (IG).
Selo de Identificação Geográfica
"Neste ano em especial, celebramos a concessão da IG que atesta a origem e qualidade dos vinhos finos de altitude que fabricamos com tanto carinho. É o reconhecimento da nossa identidade pelo qual batalhamos tanto, com auxílio de importantes parceiros como o Sebrae/SC e Epagri que trabalharam incansavelmente ao nosso lado para que este sonho se tornasse realidade", avalia o diretor técnico do Sebrae, Luc Pinheiro
"Este é um evento que já está consolidado no calendário turístico de Santa Catarina e uma grande oportunidade de mostrarmos a qualidade da nossa produção de vinhos de altitude", destacou o diretor de Planejamento Turístico da Santur, Henrique Matos Maciel.
Abertura oficial será em 4 de março
A abertura oficial da 8ª Vindima de Altitude de Santa Catarina ocorre no dia 4 de março no Parque da Maça, em São Joaquim, Capital Catarinense dos Vinhos Finos de Altitude. O evento segue até o dia 6 de março e reunirá no mesmo espaço 16 vinícolas. Uma oportunidade para que visitantes e moradores da Serra Catarinense desfrutem dos mais diversificados rótulos produzidos pelas vinícolas associadas a Vinhos de Altitude - Produtores e Associados.
Depois desta data a programação segue nas vinícolas até o dia 27 de março. Acesse: www.vinhodealtitude.com.br e confira a programação completa.
A Vindima é organizada pela Associação Vinhos de Altitude - Produtores Associados e, conta com apoio da Prefeitura de São Joaquim, Governo de Santa Catarina, por meio da Santur, e Sebrae/SC.
Deixe seu comentário