Comarca de Lages se une à campanha contra a fome em apoio a instituições locais |
São José do Cerrito, 60 anos: Município aposta na agricultura e no turismo
-
Amures
Emancipado de Lages em 7 de dezembro de 1961, São José do Cerrito chega aos 60 anos com boas perspectivas futuras. A agricultura e a pecuária, pilares da economia local, avançam e ganham o apoio também do turismo e da construção da Usina Hidrelétrica São Roque, obra que foi retomada gerando emprego e renda.
A administração, José Dirceu da Silva e Leonardo Garcia Heinzen, acredita em um futuro promissor para o município e justifica. "A situação financeira do município é muito positiva. Estamos trabalhando de forma enxuta, conseguimos reduzir a folha de pagamento de 41% da arrecadação para 36%. Herdamos alguns financiamentos, mas a saúde financeira e boa," explica Leonardo.
Ele comenta que São José do Cerrito é muito próspero, a produtividade do agronegócio, principalmente o ligado à agricultura familiar, tem aumentado a produtividade e por consequência contribuído cada vez mais com a arrecadação. Outro expoente é a pecuária que se destaca pela genética. Mesmo com a pandemia, nos últimos meses três leilões foram realizados para dar vazão à procura.
Para Leonardo, a retomada das obras da Usina Hidrelétrica São Roque já contribui com a economia. A usina está no Rio Canoas entre Cerrito e Vargem. Com capacidade de 142 megawatt (MW), a previsão é que inicie a geração de energia em julho de 2022 e quando isso acontecer, os dois município passam a receber compensação por uso de recursos hídricos.
Turismo_ São José do Cerrito foi definida como a Capital das Casas Subterrâneas, construções antigas feitas por indígenas que habitavam a região e que foram descobertas por pesquisadores. Além da preservação da história, a intenção é utilizar essas construções para o turismo. "Mas, estamos apostando também no turismo rural e religioso com os nichos da Vinícola Abreu Garcia. Apesar da sede da vinícola ficar em Campo Belo, o acesso mais rápido e fácil é pelo município do Cerrito," conclui o vice-prefeito.
Neste setor, a imagem de São João Maria e a produção da Cervejaria Guedes Beer também contribuem para o turismo religioso e de experiência, respectivamente.
Deixe seu comentário