São Joaquim decreta situação de emergência por causa da estiagem
-
Dionata Costa
A Prefeitura de São Joaquim, através do prefeito Giovani Nunes, decretou, na tarde de quinta-feira (6), situação de emergência em razão da estiagem que assola o município.
Conforme dados meteorológicos da Epagri/CIRAM sobre o regime de precipitação, os dados apontam que o quadro se configura em forte estiagem no município de São Joaquim, assim como no Planalto Sul Catarinense.
Segundo o Relatório Hidrometeorológico, observa-se que os valores acumulados de precipitação para o mês de dezembro de 2021 ainda estão abaixo da média histórica, para todas as regiões de Santa Catarina, inclusive na Serra Catarinense, onde está localizado o município de São Joaquim, apontando uma anomalia hídrica de (-77,6 mm).
Este quadro de estiagem (2021/2022) vem ocasionando a redução no volume médio de água nos rios, riachos, córregos e reservatórios naturais, sendo visível e constatado pelo setor público e privado que sofrem os efeitos desta estiagem no abastecimento público da cidade, e no abastecimento das propriedades rurais para consumo humano e rural.
Fica declarada Situação de Emergência em todas as áreas do município contidas no Formulário de Informações do Desastre - FIDE e demais documentos anexos a este Decreto, em virtude do desastre classificado e codificado como situação de emergência.
Deixe seu comentário