Equipes da Assistência Social realizam abordagens em pessoas de situação de rua
Rotineiramente, pessoas em situação de rua, em São Joaquim, são abordadas por profissionais da Secretaria de Assistência Social. No entanto, muitos não querem ser atendidos ou receber auxílio.
Na tarde de segunda-feira (24), a equipe do Centro de Referência em Assistência Social (CREAS) de São Joaquim, com o apoio da Polícia Militar, realizou Abordagem Social no centro da cidade com o objetivo de incluir na rede de serviços assistenciais e nas demais políticas públicas, as pessoas em situação de rua.
O trabalho realizado compreende a verificação de vínculos familiares, o contato com estes, e a verificação de viabilidade de retorno à cidade de origem ou local mais próximo, nos casos em que não sejam naturais do município. É importante salientar que estas intervenções têm acontecido com frequência diária.
Os casos, em sua maioria, são de migrantes para trabalho na safra da maçã. Por este motivo, a maioria recusa atendimento do CREAS, alegando que já possuem local de trabalho definido ou que estão aguardando os proprietários dos pomares irem buscá-los em locais de encontro definidos pelos empregadores (como as praças centrais ou a rodoviária).
A equipe do CREAS solicita que a população joaquinense, ao presenciar pessoas em situação de rua, encaminhe até o CREAS ou até a Secretaria Municipal de Assistência Social, para que esta pessoa seja devidamente atendida.
A título de informação, salienta-se que compete à Assistência Social do município, apenas ofertar os benefícios eventuais existentes, que são passagem e hospedagem temporária (e que esta última não está sendo ofertada por falta de interessados em contratar com o município para este fim). A Lei que regulamenta os benefícios eventuais é a LEI 4.467/2017, disponível no site da Prefeitura Municipal de São Joaquim para consulta.
No ano de 2021, foram ofertados pela Secretaria de Assistência Social e CREAS 450 atendimentos de benefícios eventuais de passagem, hospedagem temporária, aluguel social e alimentação.
Deixe seu comentário