logo RCN
Bom Jardim da Serra

Entenda o caso do Mirante da Serra do Rio do Rastro

A manifestação da comunidade é altamente louvável, democrática e participativa, visto que o ambiente natural da Serra do Rio do Rastro é única e grandiosamente bela

Recentemente, o Governo do Estado de Santa Catarina, através da Santur e da SC Parcerias, com a participação da empresa da Vallya Advisors Assessoria Financeira, de São Paulo, escolhida pelo governo catarinense através de Processo de Manifestação de Interesse (PMI), apresentou à comunidade projeto de instalação de moderno complexo turístico para o Mirante da Serra do Rio do Rastro, no município de Bom Jardim da Serra, mas com reflexos em toda Serra Catarinense.

O PROJETO

O mega complexo turístico contempla diversas estruturas físicas e de atividades, como pista de “ski”, shopping, bondinho novo mirante, circuito de mountain bike, ponte de vidro, lago cênico, tirolesa, quiosques, restaurantes, espaços para piquenique, SPA, heliponto e casas de campo, e deverá ser instalado no Mirante da Serra do Rio do Rastro na SC-390, em Bom Jardim da Serra.

A POLÊMICA

O projeto executivo entregue ao Governo do Estado pela empresa vencedora do PMI, no entanto, não tem agradado a comunidade local de Bom Jardim da Serra, que segundo suas observações não está adaptado à paisagem e aos costumes e tradições locais, transformando o Mirante em um ambiente totalmente alheio ao meio.

 

A MANIFESTAÇÃO DA COMUNIDADE

A manifestação da comunidade é altamente louvável, democrática e participativa, visto que o ambiente natural da Serra do Rio do Rastro é única e grandiosamente bela e, portanto, necessita de um projeto adaptado a estas condições naturais. Além disso, não levou em conta os anseios da comunidade local.

 

O MEIO AMBIENTE

O projeto apresentado deveria levar em consideração os aspectos ambientais locais, acompanhado de estudo prévio de impacto ambiental e de vizinhança, e considerando a presença do Parque Nacional de São Joaquim e dos Aparados da Serra, bem como estudado as características culturais da região.

É necessário valorizar a cultura, os costumes e as tradições das comunidades envolvidas, bem como valorizar os profissionais locais. O turista que vem a esta região busca exatamente os aspectos ambientais e regionais, e é nesta linha que os projetos devem ser considerados no momento de suas formulações.

A SOLUÇÃO

Louvável a iniciativa do Governo do Estado, porém é necessário a adequação do projeto executivo, transformando o empreendimento conforme as características locais, o meio ambiente e os anseios da comunidade.

 

PARCERIA AMBIENTAL EM DEFESA  DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL     


Liberado o tráfego de veículos na Serra do Rio do Rastro Anterior

Liberado o tráfego de veículos na Serra do Rio do Rastro

Capão Alto promove mostra culinária com pratos típicos Próximo

Capão Alto promove mostra culinária com pratos típicos

Deixe seu comentário