Comarca de Lages se une à campanha contra a fome em apoio a instituições locais |
Bom Retiro comemora 99 anos
-
Viagensecaminhos.com / Divulgação
O município que se autodenomina "O Portal da Serra Catarinense", Bom Retiro, comemora 99 anos no próximo dia 14 de janeiro. Pode-se afirmar, que em um século de existência, muita coisa mudou para melhor, a começar pelo principal acesso, feito pela Rodovia BR-282 que faz a ligação entre a Serra Catarinense, o Oeste e o Litoral. A estrada aberta no século XVIII teve sua pavimentação concluída até o litoral somente na década de 1990.
Registros históricos apontam que os campos favoreciam a criação de gado, que com o tempo dividiu espaço com outras culturas. Atualmente Bom Retiro se destaca pela produção de milho, soja, maçã, tomate, cebola, avicultura, pecuária bovina, bubalina, ovina de corte e de leite, além disso é um dos maiores produtores de mel de Santa Catarina e o maior produtor de leite ovino do Brasil.
Mas, um município onde o inverno é bastante frio, chegando a temperaturas negativas, sendo que é predominante a ocorrência de fortes geadas, sincelo e até neve, a atividade turística ganha força a cada ano.
O centro da cidade possui uma altitude de 890 metros e o ponto culminante está a 1.827m no Morro da Boa Vista, na região denominada Campo dos Padres na Serra Geral. Desta forma, as colinas em direção a Urubici e em outras regiões, foram contempladas com investimentos que resultaram em vinhedos, vinícolas e pousadas bem estruturadas.
Esses empreendimentos colocam definitivamente o município de Bom Retiro no mapa do turismo nacional, setor que futuramente pode se tornar a principal fonte econômica, dado ao conjunto de belezas naturais, cultivadas e ou construídas pelo homem. Fruto do trabalho de pessoas que acreditam nesta terra.
Origens
Até 1787, quanto à Estrada dos Conventos, que Francisco de Souza Faria abriu, não existia outro meio de transporte senão esse, que ia do Litoral até a Serra Catarinense. Naquele ano, o governo que se instalou em Desterro deu incumbência para o Alferes Antonio José da Costa, da abertura da estrada que, tendo como ponto de partida a cidade de São José, juntamente à capital catarinense, teria como ponto de destino a cidade de Lages. O complicado empreendimento somente se concluiu em 1790. Foram descobertos desse modo, os Campos de Bom Retiro, que deixaram maravilhados Antonio Marques Arzão, em companhia do Alferes Costa, cuja solução dada pelo militar era o requerimento de terras no lugar.
Porém, a empreitada de Antonio Marques Arzão, a primeira pessoa que colonizou o município, foi fracassada; dentre os motivos, a estrada citada foi abandonada imediatamente, meio de transporte do qual Arzão serviu como ajudante na sua construção, abandonando esses campos, com as comunicações completamente defeituosas. Somente depois de uma grande quantidade de anos é que a estrada se reabriria.
Ainda em 1890, os povos indígenas foram os senhores supremos que habitavam a região, sendo que nesse ano, dois padres que os visitaram, tinham a pretensão de levar a catequese para os nativos, que, ao qual é mencionado não retornaram ao local, a beleza das montanhas campestres (mais de 1800 m de altitude) do chamado Campo dos Padres, que então se descobriram na Serra Geral.
Formação administrativa
De acordo com El-Khatib (1970, p. 21) a abertura de uma estrada e a catequese foram as razões pelas quais a região de Bom Retiro foi povoada com lentidão, o qual somente foi elevado à categoria de município por meio da Lei nº 1408, de 4 de outubro de 1922, sendo instalado em 14 de janeiro de 1923. Bom Retiro se desmembrou de Lages e Palhoça.
De acordo com a Lei Estadual nº 806, de 21 de dezembro de 1961, uma parte da extensão territorial de Bom Retiro foi perdida quando o governo estadual criou o município de Alfredo Wagner.
Fonte: Wikipedia
Deixe seu comentário