Comarca de Lages se une à campanha contra a fome em apoio a instituições locais |
Anita Garibaldi, 60 anos: Aniversário do município é comemorado com festa
-
Amures
As festividades alusivas ao aniversário do município de Anita Garibaldi começaram quarta-feira e prosseguem até domingo. O evento serve, também, para homenagear a padroeira do município, Santa Bárbara. No sábado, dia 4, data que celebra os 60 anos de emancipação, além dos show na praça haverá inauguração de salas de aula e o corte do bolo com 60 metros de comprimento, ato previsto para às 16 horas.
O prefeito João Cidinei da Silva explica que a data da padroeira é no dia 5 dezembro, um dia após a do município. Desta forma, realizar uma festa conjunta foi a melhor forma de comemorá-las.
Neste mês, o município também celebra outras conquistas. A rodovia SC-390, que corta a cidade, será pavimentada com asfalto, obra custeada com recursos do Governo do Estado. Já a prefeitura buscou financiamento junto ao Finisa para pavimentar as ruas Frei Rogério e Otacílio Granzotto, perpendiculares à rodovia estadual.
Antes das obras de pavimentação, nas três vias consideradas as principais da cidade, a Casan realizará a instalação do sistema de saneamento básico. "Inicialmente esse trabalho será realizado nestas ruas. Depois queremos estender para toda a cidade," prevê o prefeito.
Ele comenta também que inventário do potencial turístico realizado pela Amures permitirá protocolar em Brasília projeto para um parque aquático. O local escolhido é na Localidade de Santa'Ana, nas águas da represa da Usina Hidrelétrica de Campos Novos, que represa o Rio Canoas.
Anita Garibaldi tem grande potencial para o turismo e esportes náuticos, já que é banhada pelos lagos das usinas de Barra Grande, Campos Novos e Machadinho. Diante disto o município é considerado a Capital Catarinense dos Lagos.
Origens_ Existem diversas versões quanto à história e à origem da localidade. Em 1800 registrou-se a passagem de povoadores paulistas e gaúchos, seguindo-se mais tarde em 1825, o aparecimento de tropeiros dos vizinhos, Estados do Paraná , São Paulo e Rio Grande do Sul, destacando-se acampamentos para sesteadas no local onde está situado o prédio da Prefeitura do Município, e a Praça Paulino Granzotto. Nestas ocasiões além do comércio normal com as mercadorias transportadas pelos tropeiros, sempre havia troca e compra de animais de cavalgadura. Por esse motivo o local ficou conhecido com o nome de " Rincão dos Baguais".
No ano de 1900, chegaram famílias italianas que desbravaram, as matas para o desenvolvimento da agricultura dentre elas destacaram-se as famílias de Paulino Granzotto, e seus irmãos ngelo e José, Benevenuto Menegazzo, Eduardo Salmória, Luiz Gracietti, João Pacheco de Andrade, Bernadino Ribeiro, Franscisco José Ribeiro e Joaquim Fermino Varela. Com a força de vontade destes, surgiram as primeiras iniciativas para o desenvolvimento da lavoura e a criação de gado, como conseqüência surgiu o primeiro estabelecimento comercial de Paulino Granzoto em 1905, foi também construída a primeira escola.
Fonte: Site prefeitura
Deixe seu comentário