logo RCN
Serra Catarinense

28 anos de emancipação: Painel comemora a data com festa

O município cultiva milho e, mais recentemente, soja. Mas destaca-se pela produção de maçã

Este final de semana será especial para a população de Painel. No domingo (07), o município está completando 28 anos de emancipação política. Para celebrar a data, uma extensa programação foi desenvolvida com início nesta sexta-feira e término com a apresentação de vários shows, domingo, no Parque de Exposições Léo Rogério Vieira de Andrade. O objetivo é que toda a população participe.

Nesta sexta-feira ocorre a Caminhada da Saúde. Às 8 horas haverá uma concentração para aferir a pressão e os sinais vitais. Depois, será servido um café. No sábado a grande atração será a cavalgada. O almoço dos aventureiros será na Fazenda da Chapada e a chegada ao parque de exposições está prevista para às 17 horas.

O domingo começa com a missa e a mateada. À tarde, as atenções se voltam ao parque de exposições, nas margens da Rodovia SC-114, onde ocorrem os shows com João Lucas e Gabriel, João Luiz Corrêa, Os Federais e Musical JM. 

 

Economia

Segundo estimativa do IBGE, Painel possui 2.352 habitantes que desenvolvem uma economia baseada na agropecuária. O município cultiva milho e, mais recentemente, soja. Mas destaca-se pela produção de maçã. Foram cerca de 19 mil toneladas na última safra. A produção de truta também é a maior da Serra Catarinense e o rebanho bovino soma 32 mil cabeças. 

São atividades que somadas garantem a sustentação do município. Até em função da necessidade, grande parte da população reside no interior onde estão as araucárias. São delas que Painel colhe, a cada safra, toneladas de pinhão, consolidando-se como o maior produtor catarinense. 


Município é antigo

Segundo a tradição oral, antes mesmo da comitiva de Correia Pinto chegar ao planalto para fundar a Vila de Lages, SC, o capitão Joaquim José Pereira já tinha adquirido os direitos sobre as terras da Fazenda Grande, iniciando a povoação de Painel.

Na realidade, de acordo com informações contidas no requerimento dos moradores dos Campos das Lages e cima da Serra de Viamão ao rei D. José, datado de 23/11/1768, Joaquim José Pereira tomou posse das terras devolutas da Fazenda Grande depois da invasão espanhola de Rio Grande, ocorrida em 1763.

Já em 28/10/1766, Joaquim José Pereira aparece como um dos 16 fazendeiros estabelecidos em Lages, num censo feito pelo capitão Pedro da Silva Chaves dos moradores dos distritos de Cima da Serra, Vacaria e Lages, a pedido do Coronel José Custódio de Sá, governador da Capitania do Rio Grande de São Pedro.

Fonte: site Prefeitura de Painel


Capão Alto promove mostra culinária com pratos típicos Anterior

Capão Alto promove mostra culinária com pratos típicos

Dupla é condenada por aplicar golpe do bilhete premiado em idoso de Curitibanos Próximo

Dupla é condenada por aplicar golpe do bilhete premiado em idoso de Curitibanos

Deixe seu comentário