Prefeitos da Amures visitam Mercado Público e empresa Berneck
-
Jenni Thomaz
Prefeitos da Serra Catarinense participaram, na sexta-feira (26), da penúltima assembleia de prefeitos de Amures deste ano, atendendo ao chamamento do prefeito de Lages, Antonio Ceron, que recepcionou os colegas no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL). Além de questões pontuais dos Consórcios Intermunicipais de Saúde - CIS-Amures e Serra Catarinense - Cisama, os prefeitos visitaram as instalações do Mercado Público Municipal e da empresa Berneck.
Ao abrir uma reunião, o presidente da Amures e prefeito de Capão Alto, Tito Pereira Freitas, agradeceu a todos pelo companheirismo neste ano em que se realizaram as assembleias descentralizadas. "Cumprimos um ciclo de reuniões para a sede da Amures e sentimos uma grande integração. Pelo nosso acordo, a prefeita de Palmeira, Fernanda Córdova, será nossa próxima presidente e será um orgulho recebê-la, dia 10 de dezembro, na reunião de encerramento, em Capão Alto, no Hotel Fazenda Cerro Azul ", declarou Tito Freitas.
Ele reforçou o convite para que todos compareçam na assembleia de Capão Alto, quando fará um balanço das ações da sua gestão à frente da Amures. O prefeito de Lages agradeceu a visita e falou da programação preparada para o dia, destacando que a Berneck não é uma empresa apenas de Lages, mas da região.
O secretário executivo da Amures, Walter Manfroi, falou da Emenda Constitucional nº 108/2020 que estabelecer novos critérios de distribuição do ICMS e impactará nas finanças dos municípios. Apresentou, também, a Proposta do Projeto de Lei do Senado (PLS) 486/2017, que estabelece que as associações devem ser constituídas como pessoa jurídica de direito privado. E apresentou aos prefeitos, o edital de convocação para eleição da Amures.
O diretor executivo do Cisama, Selênio Sartori, apresentou a proposta do Termo de Convênio de Cessão do Campo Experimental de Piscicultura da Serra - CEPIS, em Painel, para o CISAMA. Depois de amplo debate, os prefeitos deliberaram por não aderir ao termo de convênio, por entenderem que a unidade demandará alto investimento e há prioridades mais emergentes.
Selênio Sartori ainda apresentou a situação do programa Eficiência Energética da Celesc, que prevê a troca de luminárias antigas por luminárias de LED. E citou os municípios de Painel, Rio Rufino, Bocaina do Sul, Urubici e Urupema que aderiram ao programa. Os municípios de Ponte Alta, Campo Belo do Sul, Capão Alto e Palmeira, serão os próximos beneficiados.
Após a reunião, os prefeitos conheceram as instalações e os boxes do Mercado Público de Lages e confirmaram presença na inauguração, dia 4 de dezembro. Depois foram recepcionados pelo supervisor administrativo da Berneck, José Wolny de Souza, e conheceram as as instalações da planta que está sendo executado num investimento de R $ 1,6 bilhão.
Deixe seu comentário