<
logo RCN

Lages representa a Serra no Parlamento Jovem

Alunos do Ensino Médio do Colégio Nossa Senhora do Rosário, de Lages, apresentaram um projeto de Lei e uma indicação na Assembleia Legislativa de Santa Catarina. Eles representaram a Serra Catarinense no Parlamento Jovem, que reúne 40 alunos por semestre, com a meta de despertar a consciência política e aproximar a juventude do Poder Legislativo estadual.

"Na indicação falamos sobre a reforma do forro do nosso colégio, que é inflamável e no projeto de lei, propomos que fosse colocado nos colégios de todo o estado os Círculos de Construção de Paz, que buscam desenvolver o autoconhecimento, inteligência emocional e promover a construção de relacionamentos saudáveis," explica a aluna de 16 anos, Isabele Lourenço de Souza.

Nos Círculos de Construção da Paz, as pessoas sentam formando um círculo e acompanhados por um guardião, falam sobre seus sentimentos e refletem sobre a vivência dos outros. Esse sistema é utilizado pela Justiça Restaurativa com agressores da violência doméstica, que se reúnem para refletir sobre suas atitudes e tentar melhorá-las.

Para participar do Parlamento, Isabele e seus colegas criaram o PEH, Partido Educação Humanitária. "Foi o nome que escolhemos. Pois visamos melhorar e humanizar a educação. Como sabemos, muitos dos professores só buscam e apoiam o aluno a buscar resultados, e acabam esquecendo que somos seres humanos, que temos sentimentos."

O projeto apresentado na assembleia já é executado na escola. A intenção é dar continuidade em 2022 e colocar outros em prática, a exemplo do clubes recreativos para atender os alunos no contra turno e palestras incentivando os jovens a se envolverem na política.

A importância da política

"Desde pequena meus avós paternos me inseriram na política, e não nego que participar de carreatas e caminhadas é muito divertido, porém a minha visão sobre a política só se baseava nisso." Recorda a aluna que ao participar do Jovem Parlamentar e do Vereador mirim disse que mudou sua visão, percebeu que a política é mais que politicagem e políticos. "A política é a arte de conversar, então você já nasce fazendo política, desde quando você negocia com os seus pais, até subir no plenário para propor melhorias e novas leis."

Ela acredita também que as escolas deveriam formar alunos mais críticos, que questionariam mais, principalmente na hora de votar. No ano que vem, pretende desenvolver reuniões com alunos para tratar da importância do jovem na sociedade e no meio político. "Uma grande maioria das pessoas que subiram ao poder do nosso país usou meios incertos para conseguir tal posto, isso mostra que muitas vezes os eleitos nem pensaram no povo e sim em si mesmos."

Prefeitos da Amures visitam Mercado Público e empresa Berneck Anterior

Prefeitos da Amures visitam Mercado Público e empresa Berneck

Carmen quer urgência na votação do piso salarial da enfermagem Próximo

Carmen quer urgência na votação do piso salarial da enfermagem

Deixe seu comentário